CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã reúne 1,5 mil em seminário antidrogas

Ivan Maldonado

| Edição de 06 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Programa aposta em ações preventivas com adolescentes desde 2014
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Ivaiporã, em parceria com o Departamento de Assistência Social, realizou ontem no Salão da Paróquia Santíssima Mãe de Deus, o I Seminário Municipal sobre o Uso Abusivo de Drogas Lícitas e Ilícitas. O seminário foi realizado nos três períodos, matutino, vespertino e noturno de forma a atingir jovens e adolescentes da rede de ensino estadual, e acadêmicos do ensino superior. Ao todo, 1,5 mil pessoas participaram das palestras.
A iniciativa faz do projeto municipal Valorizando a Vida. Conforme Gertrudes Bernardy, presidente do Comad e secretária de assistência social, o seminário visa a criação de novas políticas e um novo sistema de conscientização contra as drogas. “Hoje as estatísticas mostram que o Paraná é o estado com maior número de adolescentes presos com algum tipo de envolvimento com drogas, que chega a ser 70% comparando com outros estados”.
Gertrudes lembra que nos anos 80, foi iniciado no país um trabalho de conscientização da prevenção do uso de cigarro. “E hoje quase não vemos adolescentes fumando. Isso mostra que a conscientização é o início de tudo. Aqui em Ivaiporã, estamos dando o pontapé inicial e quero levar essa ideia até o governador eleito”. 
Promotor Egidio Klauck da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ivaiporã parabenizou a organização do seminário pela iniciativa. “O enfrentamento às drogas é de suma importância”, comenta. 
O delegado Gustavo Dante também destacou a importância da conscientização. “A gente percebe que aqui em Ivaiporã, desde que foi iniciado este trabalho em de conscientização em 2014, diminuiu bastante o número de infratores por consumo de drogas, em torno de 40%. Muito positiva a iniciativa”, analisa. (IVAN MALDONADO)