CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã vai municipalizar o trânsito

Ivan Maldonado

| Edição de 07 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB) confirmou nesta semana que a atual administração iniciou estudo para ter a responsabilidade legal de assumir a fiscalização e autuação das infrações de trânsito que acontecem no município. A municipalização do trânsito, exigida desde 1997 pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) traz diretrizes aos municípios para oferecer eficiência na gestão do trânsito, segurança nos deslocamentos, qualidade na sinalização e na fiscalização. A ideia também é implantar o estacionamento rotativo na cidade. 

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã vai municipalizar o trânsito

O projeto é da secretaria de Obras e Trânsito que está a cargo do secretário Jackson Gomes Martins. Com a municipalização, há possibilidade da implantação dos serviços de estacionamento rotativo. “É um estudo, onde estamos vendo o que é mais viável para o município. Existe o anseio da população e dos comerciantes para o aumento da fiscalização e do estacionamento rotativo, principalmente no centro comercial. Hoje nós não temos mais estacionamento naquele espaço e é uma necessidade urgente”, comenta Martins.
O prefeito Miguel Amaral lembra que a cada ano, a frota aumenta consideravelmente. Os últimos levantamentos mostram que em apenas 10 anos o número de veículos no município aumentou de 11.587 para 21.040, crescimento de 81,58%, quase um veículo para cada dois habitantes. “Além disso, também somos uma cidade polo e recebemos semanalmente moradores de pelo menos outros 15 municípios da região, que também tiveram crescimento da frota. Por isso, temos que melhorar nosso trânsito para dar mais conforto a quem mora na cidade e aos visitantes”, analisa Amaral.
Afonso Frederico, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), diz que o estacionamento rotativo é uma reivindicação antiga. “Nós tínhamos um trânsito fácil, com facilidades para estacionar. Hoje isso, tudo mudou, isso atrapalha clientes e os comerciantes”. Para ele, a municipalização, com a instalação do estacionamento rotativo é urgente. “Na atual proporção de crescimento, nos próximos 10 anos Ivaiporã deverá duplicar”, comenta Frederico.
Guedes Rodrigues, que tem um depósito de doces fora da área comercial aprova a municipalização do trânsito. “Rodei por mais de 20 minutos para conseguir estacionar próximo ao banco. Além disso, precisamos melhorar a fiscalização. Hoje Ivaiporã tem a sinalização para carga e descarga, só que quando os caminhões vem entregar alguma mercadoria encontram o espaço ocupado por carros”, reclama Rodrigues.
O aposentado, Gilson Bauer Rocha diz que o trânsito em Ivaiporã está péssimo. “Tem que ocorrer mudanças drásticas, uma maior fiscalização e uma melhoria nos sentido das ruas. Hoje está muito difícil dirigir em Ivaiporã, houve inversões nos sentidos de ruas, que em vez de ajudar, atrapalhou a vida dos motoristas”, relata Rocha.