Política

Ivaiporã volta a abrir comércio no sábado e libera venda de bebidas alcoólicas

| Edição de

A Prefeitura de Ivaiporã emitiu novo decreto ontem que flexibiliza a abertura de serviço não essencial no próximo sábado (12) e também liberou venda de bebida alcoólica durante a semana, mas somente para consumo na residência. Para o domingo (13), o lockdown permanece, sendo autorizado apenas o delivery, com excepcionalidade para a realização do concurso público da Polícia Militar do Paraná, que acontece em três colégios da cidade.
Na prática, Município está flexibilizando regras que vinham sendo seguidas conforme acordo firmado em reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), como fechamento total do comércio nos sábados e domingos e proibição de vendas de bebidas alcoólicas durante toda a semana. 
O prefeito interino Marcelo Reis (PTB) destaca as principais mudanças do decreto. “A grande mudança é que durante a semana os estabelecimentos comerciais vão poder vender bebidas alcoólicas, mas não para consumir no local. A pessoa poderá comprar e tomar na casa dele, mas é claro evitando festa e aglomerações, que são restrições que permanecem”, alerta. 
Além disso, para esse final de semana, as empresas comerciais e de serviços não essenciais também estão autorizadas a funcionar neste sábado. “Como é dia dos Namorados, nós não vamos limitar, o comércio poderá funcionar até as 17 horas, enquanto supermercados, mercearias e afins, até o horário do início do toque de recolher, que continua das 20 horas até as 5 horas”, assinala. 
Marcelo Reis lembra que os decretos vêm sendo editados semanalmente, em situações específicas. “A Amuvi tinha um grande acordo e a maioria das prefeituras flexibilizou bastante. Nós ainda mantemos o lockdown para o domingo, e a flexibilização tem sido tomada em situações especificas. A flexibilização é também através da média de novos casos. E pela média dos casos, embora ainda os números sejam altos, e possam acontecer picos em alguns dias, ele vem se mantendo estável, com tendência de diminuição”, explica.
O prefeito destaca ainda que a cada semana a pandemia tem uma realidade diferente. “Por isso, temos que tratar as coisas com bastante sabedoria, ou seja, uma simbiose entre questão de saúde e questão de economia, Nesse momento, é importante que o comércio no sábado seja liberado por ser o dia dos namorados, um dos melhores pontos de referência de venda dos lojistas e também sabendo que a tendência de novos casos é diminuir. Mas, todas essas situações nós vamos medir semanalmente”.