CIDADES

min de leitura - #

Jandaia anuncia construção de 213 casas

Da redação

| Edição de 20 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeitura de Jandaia do Sul anunciou nesta semana a abertura das inscrições para programas de habitação. Em entrevista, o prefeito Benedito Pupio (PSC), o Ditão, afirmou que previsão é de que sejam construídas 213 moradias no município em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O prefeito também comentou as medidas que a administração está tomando em relação ao fechamento do Hospital Santa Rita.
“Essas são as casas que eram para ter saído há 2 anos atrás, mas emperraram por problemas na justiça. A empresa que perdeu a licitação entrou com o recurso e por isso ficaram embargadas em Curitiba. E agora a notícia é que esse projeto vai sair em breve ”, disse o prefeito. Segundo ele a empresa vencedora da licitação continuará no programa.
O prefeito destaca que ainda não há previsão de quando as casas começam a ser construídas. Contudo, as famílias interessadas no projeto deverão fazer suas inscrições online, através do Cadastro Único no site da Cohapar (www.cohapar.pr.gov.br/cadastro). 
O cadastro solicitado agora é para levantar necessidade de habitação, onde não serão avaliados ainda critérios de renda, família, estar empregado ou não, entre outros, dados estes que poderão ser utilizados em etapas futuras, que podem ser pontuadas de acordo com o empreendimento a ser implantado. Mesmo quem realizou o cadastro na seleção anterior, em 2015, deverá refazer o cadastro através do site da Cohapar.

HOSPITAL
O prefeito Ditão também destacou que administração está negociando com três empresas interessadas em assumir os serviços hospitalares no município após o fechamento do Hospital Nossa Senhora de Fátima.
O hospital, que era privado, mas matinha convênio com o SUS, fechou as portas no início da semana após cumprimento do aviso prévio dos funcionários. Com 43 leitos, o hospital enfrentava uma crise financeira desde o ano passado. 
“As pessoas reclamam e culpam a prefeitura, mas não tínhamos possibilidade de passar mais recusos porque o hospital não era filantrópico. Tentamos enquadrar o hospital nessa categoria, mas isso leva tempo”, comenta.
Segundo o prefeito, o prédio onde o hospital funcionava é alugado e a prefeitura está negociando com empresas interessadas para um novo convênio. “As negociações estão adiantadas”, comenta.