CIDADES

min de leitura - #

Jandaia conquista 28 posições no índice Firjan

Renan Vallim

| Edição de 05 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Jandaia do Sul deu um verdadeiro salto no último Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado semana passada. O município obteve índice 0,8568 e alcançou a 6ª posição estadual, ganhando 28 posições no ranking em relação ao ano anterior. Já no quadro nacional, Jandaia do Sul ficou com a 51ª colocação. Resultado foi bastante comemorado pelo prefeito Benedito José Pupio (PSC), que destacou o êxito de políticas públicas recentes como uma das principais alavancas para o crescimento do município.

Imagem ilustrativa da imagem Jandaia conquista 28 posições no índice Firjan


O estudo é realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Para calcular o IFDM, a Firjan monitora as áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento.
A principal nota recebida por Jandaia do Sul foi no quesito Educação: 0,9459. O setor de Saúde ficou com índice bastante próximo, atingindo 0,9429. Já a área de Emprego e Renda obteve valor 0,6817. Os resultados foram divulgados na última semana, mas são referentes ao ano de 2016.
O índice coloca a cidade como de alto desenvolvimento, classificação ocupada por apenas 7,86% dos municípios pesquisados, ou 431 de um total de 5.471 municípios. No Paraná, são 53 cidades que conseguiram o feito.
O avanço do município foi significativo em comparação à pesquisa anterior. Na edição de 2017 do IFDM, ano-base 2015, Jandaia do Sul havia obtido índice geral de 0,7988, ficando entre as cidades consideradas de desenvolvimento moderado. A cidade ocupava a 34ª posição estadual e a 309ª colocação nacional.
O avanço do município foi comemorado pelo prefeito Ditão Pupio (PSC). “Esta é a prova de que os investimentos em saúde e educação no município estão dando resultado. No ano passado, só para se ter uma ideia, as cinco unidades básicas de saúde do município receberam o Selo Bronze, uma premiação do Governo do Estado para a excelência no atendimento à população”, destacou.
No estado, Jandaia do Sul ficou atrás apenas de Apucarana (0,8806), Toledo (0,8786), Paranavaí (0,8739), Pato Branco (0,8737) e Maringá (0,8646). “Agora, vamos trabalhar para manter e melhorar estes índices ainda mais. Já reduzimos a fila das creches de 200 para 60 crianças. Estamos atuando no sentido de zerar esta fila e continuar melhorando em todos os aspectos a nossa cidade”, diz o prefeito.