POLÍTICA

min de leitura - #

Jandaia do Sul corta horas extras e gratificações

Edison Costa

| Edição de 21 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitura tenta manter despesa com folha salarial no limite
O prefeito reeleito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, está adotando neste início de mandato o que ele considera medidas “não amargas”, mas “necessárias” para garantir o bom funcionamento da máquina administrativa neste ano que promete ser mais difícil do que o de 2016. Na prática, a administração municipal está cortando gastos em todos os departamentos e trabalhando com um número mínimo de servidores comissionados.
Dos cerca de 30 cargos comissionados existentes no quadro de pessoal, apenas uns dez estão sendo preenchidos, de acordo com o prefeito.
Uma das principais medidas, segundo ele, é o corte de horas extras e de gratificações que até então vinham sendo concedidas para determinados servidores. O pagamento de horas extras, conforme alega, nem é permitido por lei, “por isso estamos orientando os funcionários para não ultrapassarem o horário de expediente em suas funções”.

FOLHA SALARIAL
Ditão Púpio alega ainda que a folha salarial dos cerca de 800 funcionários municipais está quase extrapolando o limite prudencial de 53% permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Desta forma, temos que adotar medidas de imediato para não sermos responsabilizados lá na frente pelo Tribunal de Contas”, observa.
“Dispensar servidores não podemos e nem queremos. Então estamos adotando essas medidas para conter despesas e, ao mesmo tempo garantir o emprego do servidor”, explica.
Ditão Púpio destaca que a administração municipal está se prevenindo agora, logo no início do mandato, para não ter problemas no futuro. “Apesar da crise, temos expectativa de superar este ano que ainda será de crise econômica no País”, assinala.