CIDADES

min de leitura - #

​ Jandaia vai multar em R$ 500 quem não usar máscara

Adriana Savicki

| Edição de 28 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Obrigatória por força de decretos municipais e estaduais, a não observância do uso de máscaras vai render multa de R$ 500 em Jandaia do Sul. A opção por intensificar a fiscalização e adotar a penalização prevista foi tomada anteontem pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), que acompanha as ações de prevenção da pandemia do coronavírus no município.

Segundo a diretora de Saúde de Jandaia do Sul, Elza Maria Ferraz, nesta semana as equipes de fiscalização vão atuar apenas em caráter orientativo. “A partir da semana que vem as multas serão lavradas”, comenta. 
Ela destaca que valor da multa segue as determinações do decreto estadual 4.692/2020, bem como o artigo 4 do decreto 7157/2020. 
A medida foi tomada, segundo a prefeitura, pelo grande número de pessoas que vem sendo flagradas no município sem proteção. O uso da máscara é exigido inclusive para quem estiver transitando pelas ruas. A empresa que permitir entrada de clientes nos estabelecimentos sem o uso da máscara também será penalizada.
A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar. Ontem, agentes já iniciaram a operação de conscientização da população e estiveram em vários estabelecimentos do município alertando a respeito da importância do uso da máscara bem como da incidência da multa. (ADRIANA SAVICKI)