CIDADES

min de leitura - #

JANEIRO FOI MÊS MAIS MORTAL DA PANDEMIA

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, janeiro foi o mês que mais registrou mortes pela doença, somando 35 óbitos em Apucarana. De acordo com informações da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o mês teve 1.384 casos, um média de 44, 6 por dia. O segundo mês que registrou mais mortes e casos foi dezembro, com 30 óbitos e 1.720, uma média de 55,5 casos diários. 

Para o secretário de saúde de Apucarana, Roberto Kaneta, o aumento se deve ao relaxamento da população em relação aos cuidados básicos que devem ser tomados. “A gente percebe as pessoas não estão usando máscara, fazendo festas e fazendo aglomerações, além de terem deixado cuidados, como higienizar as mãos, um pouco de lado”, explica. 
Em fevereiro, apesar do governo ter suspendido ponto facultativo e festas de Carnaval, o número de casos pode aumentar nos próximos dias. “O resultado das aglomerações e festas, será visto nos próximos 10 a 15 dias. O pessoal acabou deixando um pouco de lado os cuidados e relaxou”, ressalta. 
No entanto, Kaneta explica que o número de casos e complicações graves causadas pelo vírus devem diminuir conforme os idosos são vacinados. (Fernanda Neme)