COLUNAS

min de leitura - #

Janela partidária

Editoria de Política

| Edição de 15 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Em março, abre-se a janela para a possível troca de partido para os atuais vereadores que pretendem disputar as eleições de outubro. Em Apucarana, são esperadas algumas trocas de legendas entre boa parte dos edis, uns porque querem estar num partido mais forte para buscar a reeleição, sabedores que o fim das coligações partidárias no pleito proporcional torna a disputa mais acirrada; outros porque estão em busca de um partido que possa chamar de seu para disputar a Prefeitura, sem risco de ser atropelado na convenção partidária. Em síntese, cada um vai pensar em si, e essa de ideologia política não passa de pano de fundo.

Mais votados I O fim das coligações na eleição de vereador pode resultar numa eleição mais justa para o eleitor. Com as coligações, tinha candidato que acabava se elegendo com menos votos de outros concorrentes, que ficavam de fora pela falta de votos suficientes para atingir o quociente eleitoral na coligação.

Mais votados II Sem as coligações, cada partido terá que fazer seu próprio quociente eleitoral (número de votos válidos divididos pelo número de cadeiras em disputa), para eleger um vereador direto. Mas pela média de votos, como determina a nova regra, pode ter vereador eleito mesmo que seu partido não atinja o quociente.

Mais votados III Isto significa dizer que, mesmo a legislação não assim determinando, os 11 eleitos em Apucarana poderão ser os 11 mais votados, independente de partido ou quociente eleitoral. Pode ser que um ou outro não esteja entre os mais votados, mas em regra a vontade do eleitorado deve prevalecer.

E o vice? Ainda sobre a eleição em Apucarana, a disputa maior hoje é pela vaga de vice na chapa do prefeito Junior da Femac (PDT), que vai à reeleição. São muitos os pretendentes, entre alguns vereadores e staff da própria assessoria da Prefeitura. Mas o escolhido tem que ter o aval do secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Faltam mulheres O maior problema dos partidos na questão de eleição de vereador é completar a chapa de candidatos com o percentual de mulheres, exigido pela lei eleitoral. Antigamente, lançavam mulheres apenas para fechar a chapa e ninguém fazia campanha. Agora, isso pode resultar na cassação de toda a chapa.

Delegado Jacovós Nota divulgada ontem pelo blog do Rigon, de Maringá: “Apesar de filiado ao Partido Liberal, o deputado estadual Delegado Jacovós definiu que, na eleição municipal deste ano, vai apoiar seu colega de Assembleia Legislativa Dr. Batista. Jacovós, que reside em Maringá e tem domicílio eleitoral em Sarandi, chegou a se colocar como pré-candidato a prefeito da Cidade Canção. O PL, no entanto, deverá lançar Akemi Nishimori, diretora da Cohapar, presidente municipal do partido e mulher do deputado federal Luiz Nishimori”.

No Evangélico O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, visitou ontem o Hospital Evangélico de Londrina. A visita aconteceu 13 anos depois dele ter sido seu diretor. Na época, Beto Preto deixou a função em meio a uma acirrada disputa pelo controle da instituição. Agora ele retornou para uma reunião com dirigentes, médicos e funcionários como secretário de Saúde do Paraná, representando o governador Ratinho Junior. O tema abordado foi a regionalização das especialidades médicas.

Caixa de São Pedro Um grande número de pessoas é esperado hoje no Distrito de Caixa de São Pedro, quando o prefeito Júnior da Femac inaugura, às 9h30, a reforma da quadra de esportes Adelino Miquelão. A revitalização incluiu melhorias gerais, além da construção de vestiários e sanitários. Júnior tem um carinho especial pela comunidade de Caixa de São Pedro, pois sua mãe – Maria Toschi – nasceu no distrito e seu avô – Luiz Toschi – foi um dos pioneiros.

Van para Rio Bom O vereador de Rio Bom Genésio Norbiatto (PSD), e o secretário de Obras, Idair Batista, estiveram nesta semana com o deputado Cobra Repórter (PSD) e já saíram de lá com uma boa notícia: o deputado está destinando para a cidade uma van para o transporte de pacientes. As lideranças ainda solicitaram a Cobra Repórter um caminhão basculante para dar suporte às atividades da prefeitura.

Vapt Vupt

A infestação do mosquito da dengue está fazendo prefeitos coçarem a cabeça em toda a região.       
Prefeituras estão fazendo grandes mutirões visando eliminar os focos de proliferação do mosquito.                 
Além da dengue, a preocupação dos gestores públicos é garantir o devido atendimento de saúde à população.           
Na maioria dos municípios, aliás, a saúde é prioridade no orçamento municipal, além da educação.