CIDADES

min de leitura - #

Jardim Alegre faz coleta de pneus abandonados

Ivan Maldonado

| Edição de 14 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma campanha realizada em Jardim Alegre para coleta de pneus inservíveis tem mostrado resultado positivo. Há anos a população vinha enfrentando com relação aos pneus usados abandonados por toda cidade e também nas borracharias. A iniciativa é da Prefeitura através da Vigilância Sanitária (Visa) e Secretária de Meio Ambiente, que recolhem os pneus. O material é depositado em um barracão da associação de catadores.

Conforme Alexandre Sales, responsável pela Visa, os pneus velhos estão sendo coletados e transportados para a associação dos catadores que fica na rodovia PR 466 (antiga Courama). O destino final é para uma empresa de reciclagem de São José dos Pinhais/PR. “A cada 30 dias eles buscam os pneus sem nenhum custo para a Prefeitura. A coleta na cidade, tanto nas casas como nas borracharias, é feito pelo caminhão da reciclagem de Jardim Alegre”, relata. 
Conforme o prefeito José Roberto Furlan (PPS), os pneus inservíveis, por não serem compactáveis, ocasionam muitos problemas quando destinados ao aterro sanitário. Se forem aterrados, ocasionam problemas ligados às drenagens de líquidos e gases. 
“Mais impacto ainda geram quando descartados em rios e córregos, causando assoreamento. Se dispostos a céu aberto se tornam habitat de vetores, como o mosquito transmissor da dengue. Por isso, é muito importante que a população continue participando para mantermos Jardim Alegre livre desses problemas” completa Furlan.