CIDADES

min de leitura - #

Jardim Alegre instala agroindústria

Ivan Maldonado

| Edição de 21 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Os produtores da agricultura familiar, associados da Cooperativa de Comercialização Camponesa do Vale do Ivaí (Cocavi), do Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, em breve terão na sede da localidade uma unidade de transformação de frutas e verduras. Com cozinha industrial, máquinas de processamento, embaladoras a vácuo, câmaras frias, entre outros equipamentos, a estrutura visa garantir melhor preço para os produtos produzidos na localidade.
O trabalho de construção da estrutura da agroindústria de alimentos se encontra em fase de acabamento. A Cocavi tem atualmente 269 associados, incluindo agricultores familiares de Jardim Alegre, Godoy Moreira e Lunardelli.  Para a construção da agroindústria, a cooperativa está investindo recursos próprios na ordem de R$ 120 mil.
Na sede de Jardim Alegre, a Cocavi investe também em uma Central de Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças, com recursos do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (Pró-Rural). O objetivo é comercializar os produtos no mercado tradicional e institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 
Conforme o agrônomo assentado, André Luiz Lazarin, do conselho deliberativo da Cocavi, a estrutura que está sendo instalada ajudará a consolidar uma matriz de produção diversificada. “Além de melhorar a renda das famílias vai potencializar os caminhos de industrialização da nossa produção”, comenta. 
Lazarin relata que a atividade processamento de frutas, verduras, legumes e temperos ainda  está se estruturando  no assentamento. Atualmente são cerca de 100 produtores, os demais cooperados são ligados a pecuária leiteira. 
“Este ano a cooperativa passou a oferecer um agrônomo, que está fazendo assistência a campo, planejamento e escalonamento de produção para o produtor conseguir entrar nessa atividade. Além disso, a Prefeitura também contratou um técnico agrícola para os produtores de frutas do município.   Com esse apoio maior e a agroindústria, a tendência é de crescimento muito rápido”.