CIDADES

min de leitura - #

Jardim Botânico atrai público em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 21 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Largar o sofá e a televisão no início da noite para praticar esportes, bater papo com amigos ou apenas apreciar a natureza tem sido a opção de muitas pessoas de Ivaiporã, desde que há dois meses o Parque Jardim Botânico foi reinaugurado. A escolha do local, além da localização e estacionamento para veículos, é também pelos atrativos esportivos e de lazer para todas as idades. Outra vantagem é que mesmo estando no centro da cidade, o espaço tem o charme do lago Jardim Botânico e é ladeado por uma mata preservada de quase 1 alqueire. 

Imagem ilustrativa da imagem Jardim Botânico atrai público em Ivaiporã

Para a prática esportiva e lazer, o parque tem lanchonete, pista de skate e bike, mirante com estacionamento, playground, deck, campo sintético de futebol suíço e quadra de areia. A feira Sol & Lua que funcionava duas vezes por semana em barracas na Rua José Canteri também foi transferida para o local. Os feirantes agora atendem diariamente em 10 quiosques construídos especialmente para eles.
Além disso, os visitantes tem ainda a opção de visitarem, o Lago das Flores, que se encontra há aproximadamente 400 metros do local e é ligado por caminho calçado com paver. Apesar de estrutura menor, o Lago das Flores também pista de caminhada, academia popular, mirante, deque e playground.
O construtor Antônio Urbanski é uma das pessoas que escolheu o Parque Jardim Botânico para realizar as caminhadas de finais de tarde. “Eu viajei muito pelo interior de São Paulo, existe muito coisa bonita por aí. Mas esse parque de Ivaiporã não tem igual. Inclusive, muita gente vinda de fora também para caminhar ou conhecer”, relata Urbanski.
Ciclistas e skatistas também adotaram o parque como ponto de encontro. Atualmente, se reúnem sete vezes por semana para praticarem manobras radicais nas duas pistas feitas sob medida para eles. “É muito bom para quem está começando e aprendendo. Antigamente, tinha um grupinho aqui outro ali. Agora não, chega o final da tarde todo mundo vem aqui para andar e trocar ideias”, relata o skatista Felipe Zagulski.
O vendedor autônomo Claudemir Alarcon aprovou o novo campo sintético de futebol suíço. Ele e um grupo de 20 amigos tem horário reservado três vezes por semana das 18 às 19 horas. “Depois de um dia de trabalho, nada melhor que encontrar os amigos e fazer um rachão e depois tomar uma cervejinha. Ficou ótimo, o povo de Ivaiporã merecia isso”, analisa Alarcon. Ele lembra que o local onde hoje está localizado o parque era um banhado. “Fico muito feliz de ver a transformação que aconteceu nesse local”, assinala Alarcon.
O comerciante José Joaquim Siqueira Serafim conta que o filho Gabriel é apaixonado pelos pedalinhos. “Vai chegando o final da tarde e o Gabriel já começa a cobrar. As vezes estou cansado pelo trabalho, mas vale a pena ver a alegria dele no pedalinho”, destaca Serafim.
A feirante Fabiane Almeida, da Feira Sol e Lua também comemora o novo espaço. “Nossos clientes do centro ao poucos estão descobrindo o novo endereço da feira. Além deles, também ganhamos novos clientes, o pessoal da caminhada, jovens que vem para praticar esportes, e outras pessoas que vem só para apreciar a natureza. É uma diversidade muito grande de pessoas que vem visitar o parque”, completa Fabiane.