CIDADES

min de leitura - #

Jd. Alegre aprova colégio cívico-militar

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A comunidade escolar do Colégio Estadual Anita Garibaldi, de Jardim Alegre, aprovou anteontem a migração da escola do sistema tradicional para o modelo cívico-militar. 

O processo de consulta pública começou às 11 horas e foi encerrado às 21 horas, com o quórum de votação alcançado (50% e mais um voto). A escola tem 517 alunos matriculados. Do total de 298 votos, 243 foram favoráveis ao novo modelo e 55 contrários.  
Ricardo Lima pai do aluno Vitor, de 11 anos, foi um moradores que votou favorável pela migração ao método cívico-militar. “Fiquei muito contente pela aprovação. Um modelo de ensino que tem a melhorar, porque do jeito que está as coisas não vai ficar pior. Isso ai, é para melhorar os alunos com uma disciplina melhor. Também terão mais aulas de português e matemática melhorando o aprendizado nessas disciplinas”, disse Ricardo. 
Com a aprovação, o Colégio Estadual Anita Garibaldi é a primeira escola do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã a adotar o modelo cívico-militar. 
Em outubro, dois colégios de Ivaiporã, Idália Rocha e Antônio Diniz Pereira, que haviam sido selecionados para o projeto, mas não alcançaram aprovação da comunidade escolar para implantação.
Nos três dias de votação no Colégio Estadual Idália Rocha foram consultados 363 pessoas da comunidade escolar. Desses 151 votaram a favor e 212 contra. No Colégio Antônio Diniz Pereira, de 237 consultas, 62 votos foram pela implantação do modelo cívico-militar e 175 pessoas votaram não.
Nesta semana, o governo do estado abriu consulta em mais 16 escolas do Estado para receber o modelo de ensino. 
 Inicialmente, a consulta Pública sobre a implementação do modelo cívico-militar –  foi realizada em 216 escolas do Paraná. Do total de instituições em que a consulta ocorreu, 186 colégios aprovaram o novo modelo, e 25 optaram por manter o modelo tradicional . Em cinco o quórum foi alcançado.