POLÍTICA

min de leitura - #

Juíza defende voto livre e consciente

Edison Costa

| Edição de 07 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O juíza da 28ª Zona Eleitoral da Comarca de Apucarana, Carolline de Castro Carrijo, está pedindo aos eleitores para que não deixem de votar nas eleições marcadas para hoje, dia 7 de outubro. Da mesma forma, ela pede que apoiadores de candidatos e também eleitores que têm preferência para este ou aquele concorrente deixem os cidadãos e cidadãs comparecerem às urnas sossegados e votarem livremente.

Imagem ilustrativa da imagem Juíza defende voto livre e consciente

Ela lembra que hoje a eleição deve ser silenciosa, sem qualquer tipo de campanha em favor deste ou daquele candidato. Neste aspecto, a Justiça Eleitoral estará atenta para coibir qualquer tipo de manifestação em desacordo com a legislação eleitoral.
No pleito de hoje, os brasileiros irão escolher o novo presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
Para a magistrada, é importante que os eleitores compareçam às urnas e votem com consciência, exercendo desta forma a sua cidadania. “Não adianta se abster do voto, porque de qualquer forma alguém será eleito”, observa Carolline Carrijo. Segundo ela, “a omissão no exercício da cidadania só prejudica o próprio brasileiro e o País”.
A juíza pede para que os eleitores pesquisem bem o histórico de vida dos candidatos, o que já fizeram ou deixaram de fazer e quais são suas propostas de trabalho. Da mesma forma, que não deixem se influenciar por informações falsas e tendenciosas. 
Ela observa que hoje em dia as pessoas têm acesso fácil à internet, através da qual é possível analisar o candidato e identificar também as notícias que são falsas, procurando se informar através de fontes noticiosas confiáveis. “Isso é importante para que eleitor possa colocar pessoas responsáveis e coerentes nos cargos eletivos”, acrescenta. “Os eleitores são as vozes do nosso Estado, da nossa cidade e do nosso País”, completa.
A juíza lembra que no dia da eleição não é permitida campanha de candidatos e de cabos eleitorais de nenhuma forma. É permitido o uso camisetas e botons, porém de forma silenciosa. Não é permitida a aglomeração de pessoas com camisetas idênticas de candidatos nas ruas, praças e no entorno dos locais de votação.
O eleitor não poderá adentrar à cabine de votação com celular e equipamentos fotográficos, que terão que ser deixados com os mesários.
Se alguém tiver dúvida quanto à sua seção e local de votação pode pedir informações para os fiscais da Justiça Eleitoral. Também pode acessar pelo celular o aplicativo E-título do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ele terá todas as informações.
Durante todo o dia, a juíza Carolline Carrijo e o promotor eleitoral Gustavo Marcel Marinho estarão percorrendo locais de votação tanto em Apucarana, como em Cambira e Novo Itacolomi. O objetivo é acompanhar de perto o andar das votações e verificar se tudo está acontecendo de forma normal e de acordo com a planejamento estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Apuração pode ser encerrada às 18h
De acordo com a juíza Carolline de Castro Carrijo, a Comarca Eleitoral de Apucarana já está com tudo pronto para a realização das eleições hoje em Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. Mesários, fiscais de prédio, fiscais da própria Justiça Eleitoral e dos partidos estão devidamente orientados sobre a condução do pleito, o que pode e o que não é permitido durante o período de votação. 
A Policia Militar e a Guarda Municipal também estarão em ação para coibir qualquer conduta por parte de candidatos, cabos eleitorais e dos próprios eleitores que transgrida as normas da legislação eleitoral.
A votação começa às 8 horas da manhã e termina às 17 horas. As pessoas que estiverem na fila de votação no horário de encerramento receberão uma senha cada para cumprir o compromisso. 
Após o último voto e conferência das mídias, começam as transmissões eletrônicas de dados diretamente das 302 seções de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi para a central da 28ª Zona Eleitoral e ao mesmo tempo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a chefe do cartório eleitoral, Andréa Silva Milanin, se não houver qualquer problema com alguma urna, a expectativa é a de que até as 18 horas se tenha o resultado final da votação de todas as urnas da Comarca. (E.C.)