COLUNAS

min de leitura - #

Juntos pelo Cisvir

Editoria de Política

| Edição de 17 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), estará em Curitiba novamente, nesta semana, acompanhado do colega prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PV), que preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). Os dois devem encaminhar junto ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, o projeto do segundo bloco do consórcio. O novo espaço irá abrigar os setores de diagnóstico por imagem, consultórios odontológicos e novos consultórios médicos. “Trata-se de uma grande conquista de todos os municípios agregados ao Cisvir, que deve se consolidar agora no Governo Ratinho Junior, com o apoio total do secretário Beto Preto”, avalia Junior da Femac, que faz questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pelo presidente Aquiles Takeda e toda a sua diretoria do consórcio.

Sem discursos Por pedido apresentado verbalmente pelo vereador José Airton Deco de Araújo (PR), acatada pelo plenário, a sessão ordinária da Câmara de Apucarana não teve ontem o primeiro e o segundo expedientes, utilizados pelos vereadores para suas manifestações pessoais. Mesmo assim, alguns deles acabaram fazendo comentários sobre determinados assuntos sem usar a Tribuna. A sessão foi uma das mais curtas do ano.

Com Beto Preto O ex-prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino (PDT), está trabalhando na Secretaria de Estado da Saúde como assessor do secretário Beto Preto. Ele vem prestando atendimento aos prefeitos que procuram a secretaria para encaminhamento das suas demandas. Na semana passada, por exemplo, ele recebeu o prefeito de Cambira, Emerson Toledo (PROS), que estava acompanhado do chefe de Gabinete Cléber Torres.

Festa em Arapongas O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), juntamente com toda sua equipe, está preparando uma grande festa para lembrar os 72 anos de emancipação política e administrativa do município, comemorados no dia 10 de outubro. Haverá shows de artistas de nível nacional e estadual. Para Onofre, será uma festa em grande estilo unindo as famílias araponguenses e os amigos.

Erro de consórcio I Fiscalização preventiva realizada pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) fez com que o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ivaiporã cancelasse dois contratos que contrariavam o Prejulgado nº 6 do TCE-PR e a Constituição Federal. Ambos os textos determinam que os serviços de contabilidade e de assessoria jurídica de órgãos públicos municipais devem ser exercidos por servidores efetivos, aprovados em concurso público.
Erro de consórcio II O Consórcio de Saúde de Ivaiporã corrigiu a falha após ser alertada pelo TCE-PR sobre a irregularidade das contratações. O problema foi detectado graças ao acionamento da Ouvidoria do Tribunal por um cidadão, que contatou o órgão para informar sobre sua existência. Caso medida não fosse tomada, o consórcio teria um prejuízo de 
R$ 48,7 mil na forma de gastos irregulares.

CPI das ONGs O deputado estadual Delegado Jacovós (PR) vai compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para investigar Organizações Não Governamentais (ONGs) que estejam atuando de forma irregular e fraudulenta, inclusive com dinheiro público. Além dele, fazem parte o Delegado Francischini (PSL), Ricardo Arruda (PSL), Delegado Recalcatti (PSD), Do Carmo (PSL) e Galo (Podemos).

Desvios O deputado delegado Jacovós frisa que existem muitas ONGs sérias neste País, porém algumas se formam só para captarem dinheiro público e desviarem os recursos. Ele cita casos de desvios de bilhões de reais praticados por entidades que foram criadas para prestar serviços sem fins lucrativos, como o caso denunciado pelo ministro Ricardo Salles sobre R$ 3 bilhões que vieram de outros países para o Fundo de Preservação da Amazônia.

Fundo Eleitoral O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou um projeto de lei que reduz pela metade e congela pelos próximos 20 anos o valor destinado ao Fundo Eleitoral. Ele defende que os partidos políticos também devem contribuir com o contingenciamento de gastos. Para Girão, não há necessidade de se manter os atuais valores, principalmente com o aumento do uso de marketing digital. 

Vapt Vupt

Vereadores de Apucarana voltam a participar de sessão extraordinária nesta terça-feira, a partir das 15 horas.
Até a sessão ordinária de ontem vereadores já apresentaram 1.228 indicações na Câmara de Apucarana.    
As eleições municipais do ano que vem já mobilizam diversas lideranças de bairros em Apucarana.        
Pré-candidatos a vereador sabem que terão que gastar muita sola de sapato durante a campanha eleitoral.