POLÍTICA

min de leitura - #

Justiça bloqueia bens de ex-prefeito de Lunardelli

Editoria de Política

| Edição de 13 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Atendendo pedido formulado em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de São João do Ivaí, a Vara Cível da Comarca decretou liminarmente a indisponibilidade de bens do ex-prefeito Hilário Vanjura e da ex-secretária de Administração de Lunardelli (município da comarca), Daiane Vanjura, ambos da gestão 2013-2016, bem como do companheiro da secretária de Administração e de uma empresa de lavagem de veículos.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça bloqueia bens de ex-prefeito de Lunardelli


De acordo com as investigações do Ministério Público do Paraná, a ex-secretária e o ex-prefeito autorizaram a abertura de procedimento licitatório para a contratação de empresa para prestação de serviços de lavagem de veículos e maquinários da frota municipal. Entretanto, para compor os preços de referência, a então secretária buscou orçamentos em empresas de cidade vizinha a Lunardelli, mesmo existindo empresas na cidade que poderiam prestar o serviço. Esse artifício aumentou o preço de referência, ocasionando o superfaturamento da licitação. Além disso, a única empresa que concorreu e se sagrou vencedora tinha como proprietário de fato o companheiro da ex-secretária de Administração. Segundo apurado pelo Ministério Público, em média os preços dos serviços foram superfaturados em 30% do valor de mercado.
No julgamento do mérito da ação, o MPPR requer a condenação dos réus às sanções da Lei de Improbidade, como o ressarcimento dos danos ao erário, pagamento de multa e suspensão dos direitos políticos. O bloqueio de bens, no valor de R$ 56.385,04, visa garantir, em caso de condenação, o ressarcimento dos danos causados e o pagamento da multa. A Tribuna tentou ouvir o ex-prefeito, porém ele não atendeu às ligações.