POLÍTICA

min de leitura - #

Justiça Eleitoral diploma os vereadores jovens

Edison Costa

| Edição de 15 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em sessão solene realizada ontem à tarde, no Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Clotário Portugal, a Justiça Eleitoral de Apucarana, em conjunto com a Câmara de Vereadores, procedeu a diplomação dos onze vereadores do Parlamento Jovem de Apucarana. Eles foram eleitos representando os colégios estaduais Alberto Santos Dumont, Izidoro Luiz Cerávolo e Antônio dos Três Reis de Oliveira e ainda o Colégio Sesi.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça Eleitoral diploma os vereadores jovens


Receberam seus diplomas os alunos Naama Diniz Santos, Maria Eduarda Oliveira da Silva e Roberlaine dos Santos Martins, do Colégio Santos Dumont; Kaylany Cristina Pereira, Vítor Hugo Gomes e Marcos Antônio Claudino, do Colégio Três Reis; Evelyn Aparecida Querio e Lucas Gabriel Santos, do Colégio Cerávolo; Lucas Gomes Andrade, Maria Rafaela Simões e Lucas Raone Pereira, do Colégio Sesi. 
O ato solene foi presidido pela juíza da 28ª Zona Eleitoral, Ornela Castanho, com a presença do promotor Fabrício Monteiro, do juiz do Trabalho Maurício Mazur, da chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Cristiane Cesária Pablo Rossetti, dos vereadores Márcia Sousa (PSD) e Edson da Costa Freitas (Cidadania), do diretor da Câmara, Luiz Carlos Balan, representando o presidente Luciano Molina, além de diretores dos colégios e professores.
A juíza Ornela Castanho elogiou a forma como o processo eleitoral foi realizado nas escolas, dentro da democracia e sem nenhuma desavença entre os candidatos a vereador e os eleitores. Ela agradeceu a todos que colaboraram para a eleição do Parlamento Jovem e desejou boa sorte e um excelente mandato para os jovens vereadores.
A vereadora Márcia Sousa, idealizadora do projeto na Câmara de Apucarana, lembrou que as escolas deram um show de organização do pleito e dos debates. Segundo ela, o Parlamento Jovem é muito importante para que os estudantes exerçam a cidadania e tenham consciência dos seus direitos e deveres. “Vocês têm um poder tão grande de mudar a sociedade que nós, já na nossa idade, não temos mais”, disse. 
A chefe do NRE, Cristiane Rossetti, disse que espera receber a visita dos diplomados não como alunos, mas como autoridades que vão agir com ética e desenvolver um trabalho diferenciado na sociedade. Quatro vereadores representando cada um a sua escola tiveram a oportunidade de discursar. 
(EDISON COSTA)