CIDADES

min de leitura - #

Justiça revoga 53 prisões em Arapongas

ALINE ANDRADE

| Edição de 09 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A juíza da 2ª Vara Criminal de Arapongas, Renata Fantin, revogou anteontem a prisão temporária de 53 pessoas que foram presas durante a Operação Renovação, realizada no dia 13 de setembro contra o tráfico de drogas. As condições de superlotação da cadeia foram a causa apontada para a decisão. 

Na decisão, a juíza informou que a situação da cadeia é “lastimável, calamitosa e superlotada”. Ainda de acordo com a decisão da justiça, os presos que tiveram a prisão revogada estão proibidos de deixar a Comarca de Arapongas e precisam informar a Justiça em caso de mudança de endereço. 
Essa é a segunda decisão judicial recente envolvendo a cadeia de Arapongas. Em 23 de agosto, a Justiça determinou em caráter liminar - com prazo de três meses - a reforma das paredes laterais da unidade, tendo em vista risco de desmoronamento iminente. Na semana passada, a unidade funcionava 500% acima da capacidade, com quase 250 presos.
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), julgou como correta a decisão tomada pela juíza. Ele observa que o presídio foi construído para abrigar 36 detentos, porém hoje está com mais de 200. Além disso, o prédio está em situação precária. “Acho que a juíza está correta e sabe o que está fazendo”, disse. 
Para Onofre, a liberação desses presos não vai aumentar a criminalidade, como muita gente está falando. Conforme o prefeito, é lógico que a população fica assustada, mas o que mais assusta é o modo como a notícia chega através de alguns jornais. Ele assinala que todo dia presos são soltos na cidade, liberados por decisão judicial, uma vez que a cadeia briga presos temporários. “Além disso, nossa polícia e nossa guarda municipal fazem um bom trabalho de segurança pública em Arapongas”, frisa. 
O prefeito acrescentou que esteve reunido anteontem com o governador Ratinho Junior e recebeu deste a garantia de construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) em Arapongas, que já está com seu projeto pronto para ser executado. Onofre destaca que o governador queria assinar ainda anteontem a autorização de licitação da obra. “Mas eu pedi para ele vir a Arapongas para assinar na presença das autoridades do judiciário e da segurança pública para mostrar que nosso CDP é algo concreto, não é politicagem”, afirmou. “Aliás, Arapongas é a única cidade que tem um projeto de CDP já pronto”, garantiu, observando que o investimento será da ordem de R$ 10 milhões. 
A ‘Operação Renovação’ foi realizada pela Polícia Civil após mais de um ano de investigações contra o tráfico de drogas na região. Foram cumpridos 53 mandados de prisão e 60 de busca e apreensão em Arapongas, Apucarana, Rolândia, Sabáudia e Ibaiti. 
A operação investiga uma associação criminosa, com atuação no tráfico de drogas, que se divide em seis núcleos, alguns com forte relação com a facção criminosa PCC.  

População desaprova
Moradores de Arapongas estão preocupados com a decisão judicial e são unânimes em desaprovar a determinação. O cafeicultor Roberto Domingos Migliorini classificou a medida como absurda. “As ruas já estão cheias de maus elementos e agora mais essa? Entendo que a cadeia está superlotada, mas eles podiam continuar presos em outro lugar. Não podia soltar”, disse. 
A doméstica Aparecida de Souza Brito afirma que se sente insegura com a notícia. “A gente fica preocupada. Acho que não deveria soltar, podiam encontrar uma outra maneira de manter presos, colocar em outro lugar. Hoje em dia já está tão perigoso, imagina agora com mais esses soltos”, afirmou. 
O aposentado Antônio Marquini concorda que a decisão é absurda. “Já não temos segurança e agora ainda vão soltar bandidos? Tem que construir logo uma cadeia descente na cidade, isso é prioridade. Cada vez mais aumentam os bandidos, tem que aumentar a cadeia também”, ponderou.