CIDADES

min de leitura - #

Laboratório Central faz 600 mil exames por ano

Da redação

| Edição de 14 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Além de atender todo o Paraná, o laboratório atende outros estados 
Marco de excelência nos serviços de saúde no Paraná, o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) se tornou também referência nacional para determinados exames, como os de resistência microbiana. Além de atender todo o Paraná, o laboratório recebe amostras de outros estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para exames diferenciados de brucelose, varicela e estreptococos.

Imagem ilustrativa da imagem Laboratório Central faz 600 mil exames por ano

L
Para manter essa excelência, o pessoal do laboratório está em constante treinamento e capacitações, e trabalha com equipamentos de última geração na realização de centenas de exames e análises. No ano passado, foram mais de 600 mil; neste ano, até agora, o número já passa dos 150 mil.
“Tudo para garantir resultados confirmatórios e 100% confiáveis”, diz a farmacêutica bioquímica Célia Fagundes da Cruz. “O Lacen não pode errar”, afirma, citando o lema que rege o laboratório.
Com 124 anos, o Lacen é o segundo laboratório mais antigo do Brasil. Apesar disso, ainda é pioneiro em mudanças destinadas a melhorias. Para obter a melhor amostra possível e colher resultados mais apurados, o Lacen fornece material para coleta aos outros laboratórios, de modo a padronizar os serviços. Um exemplo é o fornecimento dos tubos de coleta de sangue a vácuo para obtenção das amostras de pacientes em fase aguda das arboviroses. Na área de produção de meios de cultura e reativos, o Laboratório produz e distribui para todo o Estado kits para meningite, kits para coletar suspeitas de coqueluche, o meio de transporte viral para as amostras de vírus respiratórios, suspeitas de sarampo e rubéola, entre outros. (AEN)