POLÍTICA

min de leitura - #

Licenciamento ambiental

Da Redação

| Edição de 14 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cumprindo agenda ontem na Capital do Estado, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), esteve em audiência com técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Aproveitamos para entregar mais documentos referentes à municipalização do licenciamento ambiental, que estamos trabalhando para viabilizar em Apucarana”, informou Junior da Femac. Segundo ele, com autonomia para o licenciamento de pequenos e médios empreendimentos, Apucarana terá possibilidade de agilizar o processo burocrático na instalação de empresas no Município. “Trata-se de uma atuação que já funciona em alguns municípios e que representa um significativo avanço para atração de investidores”, avaliou o prefeito. 

Prêmios Ao lado dos secretários de Educação e de Saúde o prefeito Junior da Femac recebeu anteontem mais dois prêmios por projetos implantados em Apucarana. “Trata-se de iniciativas lançadas pelo ex-prefeito Beto Preto e que nós cuidamos para sua implantação. E, felizmente, estamos tendo agora o reconhecimento em âmbito estadual, com o Ambulatório de Dermatologia e a Inovação Tecnológica nas escolas e CMEIs”, comentou Junior. 

“Lacre do Bem” I A Câmara de Apucarana continua desenvolvendo a campanha “Lacre do Bem”, em parceria com o Lions Clube Apucarana Vitória Régia. Através de iniciativa do vereador Lucas Leugi (Rede), a campanha está arrecadando tampas plásticas, blister (cartelas de medicamentos) e lacres de alumínios, os quais serão vendidos e o dinheiro revertido para aquisição de cadeiras de rodas. A comunidade pode fazer a entrega dos materiais na própria Câmara, onde há pontos de coleta no hall de entrada.

“Lacre do Bem” II “Nosso objetivo é promover, por meio de um ato de solidariedade, a compra de cadeiras de rodas para serem doadas ou emprestadas a quem precisa. Para cada cadeira adquirida são necessários 105 quilos de lacres, mas isso não é empecilho para quem tem força de vontade e nós estamos aqui para trabalhar e arrecadar”, diz o vereador Lucas Leugi. “Contamos mais uma vez com a força e a ajuda da nossa comunidade, que não mede esforços para ajudar quem precisa”, completa.

Novembro Azul Desde o início de novembro, quem acessou as redes sociais da Câmara Municipal de Apucarana já percebeu que o rosa deu lugar ao azul, e assim será durante todo o mês de novembro. O principal objetivo, atendendo uma solicitação do presidente do Legislativo, Luciano Molina, é chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Biometria Está chegando na reta final o processo de cadastramento biométrico dos eleitores da Comarca de Ivaiporã, que inclui os municípios de Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis e Arapuã. Os trabalhos tiveram início no dia 22 de abril e serão encerrados no dia 29 de novembro. De acordo com a Justiça Eleitoral, até agora em torno de 70% em média dos 41 mil eleitores da Comarca fizeram a biometria, ou seja, 26,5 mil.

Inadimplentes Pelos cálculos da Justiça Eleitoral, cerca de 14,7 mil eleitores da Comarca de Ivaiporã ainda não compareceram ao cartório Eleitoral para a fazer a revisão biométrica. A Justiça Eleitoral pede para os eleitores de Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis e Ivaiporã para que não deixem para a última semana ou último dia, porque podem enfrentar longas filas e, por conta disso, não fazer o cadastramento por um motivo ou outro.

Feriado em Ivaiporã De comum acordo com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSL) antecipou do dia 19 para dia 18 próximo (segunda-feira) o feriado de aniversário do município. Neste dia 18, inclusive, a partir das 23 horas, será realizado grande show com o cantor Michel Teló, que é gratuito. O prefeito espera grande público neste evento tão esperado por toda a região.

Pedido negado O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou ontem pedido para soltar o ex-deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), condenado no ano passado pela Corte a 13 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Meurer é o primeiro condenado pelo STF na Operação Lava Jato a cumprir pena. Ele está preso em um presídio de Francisco Beltrão