COLUNAS

min de leitura - #

Licitação do Cine Teatro Fênix

Editoria de Política

| Edição de 14 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em ato programado para as 9 horas de hoje, no hall do Cine Teatro Fênix, o prefeito Junior da Femac (PDT) irá autorizar a licitação da segunda etapa de obras do principal espaço cultural de Apucarana. O edital deve ser publicado nos próximos dias e a estimativa é de um investimento significativo do município. Desde o dia 23 de dezembro, a sala de espetáculos está fechada para esta nova etapa de reformas e melhorias. Conforme projeção da Secretaria de Obras, o Fênix deve ser reaberto para eventos apenas em março, ou no mais tardar em abril. “As reformas estarão concentradas no teto do cine teatro, para substituição da cobertura e revisão de todas as vigas de sustentação”, anuncia o prefeito Junior da Femac, acrescentando que “a reforma irá preservar o projeto original do Fênix, que foi construído na década de 50”.

Belvedere Ainda hoje, em evento previsto para às 16 horas, no gabinete municipal, o prefeito Junior da Femac também autoriza a licitação das obras de drenagem e pavimentação da Rua João Batista Boscardim, no Recanto Belvedere. O projeto prevê canalização de águas pluviais - para resolver situações de alagamento -, implantação de calçadas, realocação de postes da Copel e pavimentação asfáltica com meio-fio e sarjetas.  

Atores e atrizes O secretário de Estado da Saúde e ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto, fez um alerta à população no último sábado, durante sua permanência na cidade. Ele observou que 2020 é um ano de eleições municipais e “os atores e atrizes que no passado afundaram Apucarana estão circulando por aí e querem voltar ao poder”. Segundo ele, Apucarana segue hoje um novo rupo e não pode voltar ao passado.

União Segundo Beto Preto, desde 2013 Apucarana vive um novo tempo, com avanços em todas as áreas. “Nós não podemos voltar ao que era antes”, disse. Ele observa que o município tem hoje ao seu lado o governador Ratinho Junior (PSD), que tem suas raízes em Apucarana e no Vale do Ivaí e, por isso mesmo, tem uma atenção especial para com Apucarana. “Temos que nos manter unidos e fazer com que Apucarana caminhe para frente e avance cada vez mais”, afirmou.

Prazo final De 5 de março a 3 de abril, vereadores poderão trocar de partidos sem risco de perder o mandato. Este é o período da chamada Janela Partidária que é estabelecida em todo ano de eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta forma, quem não se sente bem em determinado partido ou queira entrar em outro onde as chances de se eleger seriam teoricamente maior pode pular para outro. É o que vai acontecer bastante em Apucarana e região.
Plásticos proibidos O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou ontem lei que proíbe os comerciantes fornecerem produtos descartáveis feitos de plásticos para os consumidores, tais como copos, pratos e talheres. A lei dos canudinhos também deverá ser sancionada neste mês. Vale lembrar que em Apucarana já está em vigor lei que proíbe o fornecimento de canudinhos plásticos. E na Câmara todo produto plástico foi tirado de uso.

Produção da Alep A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou cerca de mil projetos em 2019. Segundo o presidente Ademar Traiano (PSDB), esta foi a maior produção da Alep nas últimas três décadas. A Alep também devolveu R$ 280 milhões de sobras ao Poder Executivo. De acordo com o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli, a economia feita durante o ano também foi a maior de sua história.

Limitação a juízes I Deputados tentam costurar na Câmara Federal um acordo para aprovar um texto que limitaria a ação de juízes de primeira instância em investigações sobre políticos e outras autoridades que hoje têm foro privilegiado (prerrogativa de ser investigado por tribunais superiores), como juízes e procuradores. O dispositivo deve ser incluído, na forma de uma emenda, na proposta de emenda à Constituição (PEC) que restringe o foro privilegiado. 

Limitação a juízes II A PEC, que já foi aprovada pelo Senado e está parada na Câmara há um ano, prevê reduzir o foro privilegiado em casos de crimes comuns para cinco autoridades: presidente e vice-presidente da República, presidentes da Câmara, do Senado e do STF. Desde 2018, deputados e senadores respondem por crimes comuns nas instâncias inferiores. Eles mantiveram o foro apenas para casos de crimes cometidos no mandato e relacionados à atividade parlamentar.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos do Vale do Ivaí deverão passar o cargo para o vice neste início de ano para tirar férias.       
Neste mandato, na maioria dos municípios do Vale prefeito e vice têm trabalhado juntos na administração.       
Em outros mandatos, houve casos em que prefeito e vice acabaram se desentendo logo no início.         
Para as eleições deste ano já há muitos pré-candidatos a prefeito, mas a escolha do vice é uma incógnita.