Cidades

Lideranças de Arapongas querem incentivar inovação

| Edição de


Representantes da prefeitura de Arapongas, Sesi, Fiep, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram ontem de um encontro que discutiu o início do processo de estruturação do ecossistema de inovação da cidade. O evento aconteceu na sede do escritório do Sebrae do município e contou com a participação do prefeito Sérgio Onofre.
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, explicou a proposta do encontro, a fim de manter Arapongas cada vez mais no caminho do desenvolvimento. “Arapongas tem sediado eventos inovadores que fomentaram o surgimento de novas empresas e o desenvolvimento de soluções. Estas ações aconteceram de forma isolada, em empresas, entidades e instituições de ensino. Nossa proposta é reunir as lideranças para juntos formarmos o ecossistema de inovação da cidade pensando na potencialização desta vocação local”, afirma.
Conforme apresentado durante o evento, Arapongas está localizada entre dois importantes polos de inovação com representatividade nacional: Londrina e Maringá. Sendo dois polos desenvolvidos e que influenciam diretamente nas mudanças geradas em Arapongas. “Queremos, a exemplo destes dois municípios, criar uma governança que ajude a envolver a comunidade acadêmica, despertando nos estudantes o interesse pela inovação e pelas startups, apoiar as empresas locais que necessitam de soluções inovadoras para crescer e fomentar a economia da região”, disse Tiago Correia da Cunha, consultor do Sebrae. Ele acrescenta que está conduzindo as ações de implantação do ecossistema de inovação em Apucarana, e que a exemplo da cidade vizinha, o planejamento estratégico para a constituição do ecossistema de inovação de Arapongas deve conter as etapas de disseminação da cultura inovadora, levantamento das entidades conectadas a inovação, mapeamento das potencialidades locais, identificação de recursos e projetos indutores, estruturação dos objetivos e mensuração das atividades desenvolvidas.
Para o prefeito Sérgio  Onofre, Arapongas tem seguido a cada passo no caminho do desenvolvimento, indo ao encontro de ações e práticas inovadoras, e garante apoio da atual gestão dentro do novo planejamento. “É importante seguirmos nesse caminho, potencializando, organizando e sistematizando a cultura da inovação. Temos grande suporte para fomentar o empreendedorismo, através de leis municipais, incubadoras, entre outros. Com a soma de esforços, conseguiremos ir muito mais longe”, afirma o prefeito.