POLÍTICA

min de leitura - #

Lidianópolis na Globonews

Da Redação

| Edição de 24 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Lidianópolis, no Vale do Ivaí, acabou sendo notícia na Globonews, neste final de semana. Durante papo entre várias apresentadoras sobre as eleições municipais de 2020, a jornalista Maju Coutinho, ao falar sobre os poucos prefeitos negros eleitos, citou Lidianópolis como sendo uma exceção por reeleger um prefeito negro com mais de 82% dos votos válidos. Trata-se do empresário Adauto Mandu (Podemos) que foi reeleito com um dos maiores percentuais de voto do Estado, em uma cidade predominante branca e sem preconceito algum, embora o próprio Mandu tenha dito que no começo da atual gestão sofreu algum constrangimento, não em Lidianópolis.

Preocupação com o Covid
O secretário de Estado da Saúde, ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto está preocupado com o avanço dos casos de Covid-19 no Paraná e emitiu um alerta para o povo paranaense sobre a necessidade de precauções sanitárias, evitar aglomerações e isolamento social de pessoas idosas e com comorbidades associadas. Para o secretário Beto Preto, a campanha política e a sensação da população de que o pior do coronavírus teria passado, contribuíram para que a doença voltasse a recrudescer. Não há, por ora, nenhuma intenção do governo do Estado em adotar qualquer medida restritiva, muito menos lockdown. A preocupação vai ser com aglomeração no litoral.

Em Curitiba e Brasília
O prefeito reeleito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC) passou a segunda-feira em Curitiba, visitando secretárias de Estado em busca de liberação de recursos para obras em seu município e hoje cedo embarcou para Brasília, onde juntamente com o deputado federal Pedro Lupion (DEM) deve assinar convênios para obras de infraestrutura e mobilidade urbana na cidade, como a construção de duas trincheiras na linha ferroviária que atravessa o anel central para maior fluidez do trafego urbano. Sérgio aproveitou para levar na bagagem um outro projeto, o de duplicação da avenida Rouxinol que facilita a ligação do centro com um novo parque industrial na saída para Apucarana.
Faltaram duas praças
O prefeito de Ivaiporã. Miguel Amaral (Republicanos), que disputou a reeleição e acabou derrotado pelo ex-prefeito Carlos Gil (PSD), que fez pouco mais de 48% dos votos válidos, em conversa com amigos lamentou não ter dado tempo de fazer todas as praças temáticas em homenagem às diversas etnias que muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Duas praças foram concluídas, a do Japão e da França (pelo fato da Torre Eiffel ser o monumento mais visitado do mundo). Outras duas ficaram pelo meio do caminho: Itália e Espanha, justamente os dois países com mais descendentes em Ivaiporã. Já a Torre Eiffel local acabou virando atração turística na região.

O entusiasmo de Junior
Satisfeito com o resultado da eleição que o reelegeu com mais de 60% dos votos válidos, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD) está entusiasmado com os projetos que pretende executar nos próximos anos na cidade, de modo especial em relação a infraestrutura e mobilidade urbana. Depois das visitas que fez a Curitiba na semana passada, em companhia do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, voltou animado com a possibilidade de liberação de vultuosos recursos para inúmeras obras e já pediu urgência a assessoria técnica da Prefeitura no sentido de finalizar alguns projetos em estudo, que aguardavam apenas um sinal verde do governo para serem aprovados.

FÉRIAS EM FOZ  Para se recompor da estafante campanha política, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD) escolheu Foz do Iguaçu para uns dias de descanso, antes de iniciar a composição de seu secretariado e discutir com os vereadores eleitos a composição da nova mesa Executiva do legislativo ivaiporãense.
PAULO VITAL  O vice-prefeito eleito de Apucarana, advogado Paulo Sérgio Vital (Pros) deve ser convidado pelo prefeito reeleito Junior da Femac (PSD) para assumir a secretaria de governo. Paulo Vital, que até março deste era procurador geral da Prefeitura, deve aceitar o convite do prefeito e assumir o novo cargo.
MUITA CALMA  Teria candidato à presidência da Câmara Municipal de Apucarana, dizendo que se eleito vai trocar este ou aquele cargo do primeiro escalão no legislativo, criando um clima tenso entre os servidores da Casa. Devagar com o andor porque o santo é de barro. Eleição na Câmara se decide no último minuto.
BOA NOTÍCIA  Mesmo com o impacto da pandemia de covid-19 na economia, o número de novas empresas abertas no Paraná em 2020 cresceu 31% comparado ao mesmo período do ano passado, com 136.379 novos empreendimentos comerciais e industriais no Estado, com geração de milhares de novos empregos.