CIDADES

min de leitura - #

Lockdown será mais rígido em Arapongas

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas ampliou o lockdown que vai acontecer no próximo final de semana. No decreto, publicado ontem, data que o município registrou mais dois óbitos e passou dos 1,2 mil casos  de covid-19, foram inclusos também mercados, supermercados e restaurantes. O toque de recolher começa na sexta-feira, 31 de julho, a partir das 22 horas. O fechamento total das atividades comerciais, religiosas e de prestação de serviços será obrigatório no sábado (01) e domingo (2). A ação visa desacelerar a propagação do coronavírus. 

A inclusão dos supermercados – que não estavam previstos no anúncio feito anteontem pela prefeitura – foi decidida pós reuniões entre o prefeito e representantes de mercados, supermercados e Havan, na tarde de ontem. “Neste momento, todos nós temos que fazer sacrifícios. É hora de juntos colaborarmos. Estamos com lotação total em nossos hospitais e, no momento, sem leitos disponíveis em UTI’s. O que temos visto é que muitos ainda não estão levando a sério as recomendações de saúde, que incluem uso de máscaras e não aglomeração de pessoas. Precisamos de um choque de realidade, com medidas rígidas. As pessoas não podem achar que o vírus é uma coisa normal. E o poder público entra com essa medida mais rígida para impactar, buscando respostas positivas lá na frente. Pedimos a colaboração de todos neste momento”, disse Sérgio Onofre. 
O secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, também reforçou o pedido. “Recomendamos que a população em geral permaneça em suas residências, evitando-se aglomerações e saídas não essenciais, a fim de diminuir ao máximo a possibilidade de contágio, principalmente àqueles relacionados aos grupos de risco, tais como idosos, portadores de doenças imunodepressoras e respiratórias crônicas”, acrescentou. 
O município registrou ontem mais duas mortes por covid - já são 31 óbitos - e passou dos 1,2 mil casos confirmados desde o início da pandemia.