CIDADES

min de leitura - #

Macacos viram atração em bairro de Arapongas

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um grupo de macacos que habita uma mata próxima às residências no Jardim Vale das Perobas, em Arapongas, está atraindo dezenas de famílias ao local, principalmente aos fins de semana. O local é um fundo de Vale, considerado área de preservação permanente. Adultos e crianças se divertem com a aparição dos bichinhos, que interagem com as pessoas de forma bastante próxima, chegando a entrar em veículos e pegar alimentos na mão. Um deles já recebeu até um nome: Chico, como é chamado carinhosamente, é o que mais interage com os visitantes.

Apesar de fazerem a alegria dos visitantes, essa proximidade está preocupando as autoridades de Meio Ambiente do município. Além dos riscos para a saúde que a proximidade com animais silvestres pode trazer, a manutenção do habitat natural macacos prego também é objeto de atenção.
De acordo com o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arapongas Robert Patryck, já foram vistos até 10 animais no local, mas o grupo de macacos ali pode chegar a 40 primatas. “O tempo de reprodução vai de dezembro a abril, então, as famílias estão com muitos filhotes. Pedimos para a população não alimentar estes animais, principalmente com alimentos industrializados com salgadinhos e outros. Pedimos também que mantenham distância. São animais que interagem bastante, mas o correto é deixá-los no habitat deles. A interação pode ser perigosa, eles são animais selvagens e imprevisíveis”, explica o biólogo.
O Guarda Municipal Ambiental Emerson Alves reforça o alerta e explica que a GM irá intensificar rondas no local para orientar a população. “A movimentação de pessoas para ver estes animais está bastante elevada e percebemos que existe uma aproximação muito grande das pessoas com os macacos. Por conta disso, devemos adotar medidas especiais para que possa haver um convívio pacífico. Devemos reforçar nossa presença através de rondas na região para orientação da comunidade e até mesmo para inibir qualquer irregularidade neste convívio”, garantiu o agente ambiental.
Outro ponto de atenção é a questão do lixo deixado na mata pelos visitantes. A moradora do bairro Jaqueline de Oliveira conta que muitas vezes, as pessoas levam alimentos e acabam deixando embalagens plásticas por ali. “As pessoas chegam, entregam o alimento e não levam a sacolinha embora, acabam deixando no chão, ou muitas vezes um saco de pão, isso acaba sujando a mata deles o que não é legal para ninguém”, observou.
Jaqueline conta que já viu várias famílias de macacos na mata próxima ao bairro e que já conhece o macaco Chico desde janeiro deste ano. “Ele é muito carinhoso, desde o começo do ano tenho visto ele por aqui. Se a gente chamar ele pelo nome ele vem, pega a comida na mão. Quando chega fim de semana aqui enche de crianças”, conta a moradora.