CIDADES

min de leitura - #

Mãe e filha morrem de covid no mesmo dia

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O coronavírus fez mais duas vítimas em Apucarana: mãe e filha, que morreram no mesmo dia. A aposentada Ercília Marques Mourão, 88 anos, e a filha Nanci Mourão, 65 anos, estavam internadas no Hospital da Providência e faleceram anteontem.

As duas moravam juntas e foram internadas com três dias de diferença. A primeira a contrair o vírus foi Nanci. Segundo familiares, ela tinha um quadro convulsivo decorrente de um câncer e precisou ser hospitalizada. Após alta, ela foi internada novamente depois de duas semanas por conta da covid. Ela deu entrada no último dia 16.
A mãe, que já estava debilitada por causa da idade e outras doenças – ela tinha hipertensão arterial e doença pulmonar obstrutiva crônica – contraiu o vírus e foi internada no último sábado (19). As duas foram sepultadas ontem, às 13 horas, no Cemitério Cristo Rei. 
As duas mortes foram notificadas no boletim de ontem da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), que também confirmou mais 48 novos diagnósticos da doença.

ARAPONGAS
Em Arapongas, a morte precoce da jovem Bianca Almeida de Souza de 22 anos causou comoção nas redes sociais. Ela contraiu coronavírus grávida e precisou passar por um parto prematuro. A bebê, que nasceu de 7 meses, permanece internada no Hospital Materno Infantil de Apucarana, mas a jovem  não resistiu e morreu anteontem. A Secretaria de Saúde de Arapongas confirmou um óbito ontem e mais 58 novos casos. 
O número de novos casos e óbitos está em queda em Arapongas. Dados do 43º Boletim Epidemiológico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Universidade Estadual de Londrina (UEL) apontam para uma redução de 35,4% no número de diagnósticos nos últimos 7 dias. Os dados semanais são do período entre 13 e 19 de junho. Foram 507 casos, contra 705. No comparativo de 30 dias, a redução é 6,24% (3.204 para 3.004).
Em relação aos óbitos, foram 78 em 30 dias, uma redução de 7,1% em relação ao período anterior, com registro de 84 óbitos. 
REGIÃO
Na região, mais dois municípios registraram óbitos ontem: Sabáudia, que soma a 25ª morte, e Faxinal. Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente de Faxinal é uma mulher de 57 anos que faleceu ontem. Faxinal soma 70 mortes desde  o início da pandemia e 2.234 casos.