POLÍTICA

min de leitura - #

Maia critica pauta de prioridades do governo Temer

Folhapress

| Edição de 21 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou ontem o anúncio de 15 pautas prioritárias feito pelo governo do presidente Michel Temer na segunda-feira.
Dos projetos apresentados, 11 já estão em tramitação no Congresso. “É meio sem sentido, os projetos já estão na Câmara. Se o governo quer uma pauta econômica a mais, apresente uma”, afirmou.
Segundo o deputado, a apresentação foi um “desrespeito”. “Vamos respeitar a independência dos Poderes. Acho que a apresentação de ontem foi um equívoco, um desrespeito ao Parlamento.”
Irritado, Maia afirmou que não tratará de maneira prioritária os projetos citados na segunda. “Essa não será a pauta da Câmara, a pauta da Câmara será a que nós junto com os líderes entendermos que é relevante.”
O presidente disse desconhecer as propostas, que incluem a reoneração da folha de pagamento e a privatização da Eletrobras.
Também estão na lista de prioridade a autonomia do Banco Central, a reforma do PIS/Cofins, a atualização das telecomunicações e a extinção do fundo soberano.
A pauta prioritária foi apresentada após o governo desistir de votar a reforma da Previdência antes das eleições.
Com a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, a Constituição não pode ser emendada. O governo já vinha enfrentando dificuldades para angariar os votos necessários para a sua aprovação.