Cidades

Maioria dos municípios da região gerou empregos em 2020

| Edição de

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 15 dos 27 municípios da região registrou saldo positivo na criação de empregos em 2020, o que equivale a 55,6%, mesmo com a pandemia. Os dados, referentes ao período de janeiro a novembro, apontam que a região composta pelo Vale do Ivaí mais Arapongas gerou 2.874 novas vagas de emprego.
Só em novembro, último período disponibilizado pelo Caged, foram 17 as cidades da região que tiveram saldo positivo, o que mostra uma evolução na geração de empregos na região. Com mais demissões do que contratações com carteira assinada ficaram os municípios de Grandes Rios, Lunardelli, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, São João do Ivaí, Marumbi, São Pedro do Ivaí e Jandaia do Sul. No entanto, apenas nas três últimas cidades, o saldo negativo ficou maior do que 2 vagas perdidas. Ariranha do Ivaí ficou com saldo zero.
Entre as cidades com maiores saldos em novembro, Apucarana e Arapongas são os principais destaques. Apucarana ficou gerou 345 novas vagas em novembro e Arapongas, 476.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) Jayme Leonel acredita que os resultados são reflexo da recuperação tanto da indústria do vestuário quanto do comércio. “A construção civil e o setor do vestuário sem dúvidas estão puxando essa retomada na cidade. Também ficamos satisfeitos com as vendas do comércio no final de ano, movimentação que também gerou contratações no setor. Esperamos que essa tendência continue ao longo deste ano”, disse.
Para o presidente do Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas (SIMA) Irineu Munhoz, a retomada dos empregos se deve ao aquecimento da indústria. “As indústrias estão produzindo a todo vapor para atender a demanda, o que requer novas contratações. De uma forma geral, a retomada da indústria está ligada a retomada dos empregos e o saldo só não é ainda melhor por conta da falta de matéria prima que o setor enfrenta”, pontuou.