COLUNAS

min de leitura - #

Mais alta diferença

Editoria de Política

| Edição de 12 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A primeira pesquisa de intenção de votos para o 2º turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) trouxe a maior diferença entre os candidatos desde a eleição presidencial de 2002, considerando levantamentos feitos pelo instituto Datafolha. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostrou uma distância de 13 pontos entre os concorrentes: nos votos totais, Bolsonaro tem 49% das intenções de voto, e Haddad, 36%. É a mais alta diferença desde a primeira pesquisa do 2º turno de 2002, quando 26 pontos separavam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de José Serra (PSDB). A comparação também leva em conta o percentual de votos totais de cada candidato. Em 1989, Fernando Collor de Mello (PRN) começou o segundo turno com uma vantagem de 9 pontos sobre Lula. Nas eleições seguintes (1994 e 1998), não houve segundo turno. 

Repercussão I O significativo resultado eleitoral obtido pelo governador eleito Ratinho Júnior (PSD), em Apucarana e região, segue repercutindo nos meios políticos e também na imprensa. Ontem o prefeito Beto Preto (PSD), que atuou como coordenador em Apucarana e outros dez municípios do Vale do Ivaí, mais próximos de sua cidade, concedeu entrevista para a Rede Massa de Televisão. 

Repercussão II Beto Preto lembrou que Ratinho Júnior tem uma forte inserção na região de Apucarana, por ter propriedade rural no município e por estar sempre por aqui. “Vale ressaltar ainda que o futuro governador tem muitos serviços prestados em Apucarana e região, lembrando do viaduto do Núcleo João Paulo, asfalto em bairros e as novas interligações do contorno sul com a cidade.” 

Deputados Beto Preto também reiterou a importância de Apucarana passar a dispor de dois deputados estaduais na Assembleia Legislativa e representar o município junto ao governo. “Não há dúvida de que com Arilson Chiorato (PT) e o Delegado Jacovós (PR) a cidade terá mais força em suas demandas nas diversas áreas do governo”, assinalou. 

Horário eleitoral A partir de hoje começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que ficaram para o segundo turno. A propaganda, que vai até o dia 26, será às 7 horas e às 12 horas no rádio e às 13 horas e às 20h30 na televisão, de segunda a sábado.

Tempo Os candidatos a presidente terão cinco minutos cada no programa do horário eleitoral gratuito, começando hoje por Jair Bolsonaro, que teve maior votação no primeiro turno. Outros dez minutos serão destinados aos 28 candidatos a governador que irão disputar o segundo turno em 13 estados e no Distrito Federal.
Ação contra Miró O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou nesta quarta-feira uma ação civil pública contra o deputado estadual reeleito Plauto Miró Guimarães (DEM) e outras dez pessoas. A ação por improbidade administrativa tem base na apuração da Operação Quadro Negro, que investiga desvios de dinheiro de obras em escolas públicas do Paraná.

Concorrência Segundo o Ministério Público, Plauto Miró negociou o resultado de uma concorrência pública para a construção de uma escola em Ponta Grossa, em troca de 5% do total do contrato, firmado em 2013. O pagamento não chegou a ser efetivado. O processo está em sigilo determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em razão da delação de Eduardo Lopes de Souza, dono da Construtora Valor. 

Bom FPM Prefeituras receberam anteontem a primeira parcela de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o montante é 25,18% maior em relação a igual período do ano passado, sem contar a inflação. Quando se calcula o índice inflacionário do período, o aumento cai para 20,26%.

Maior do mês De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, historicamente o primeiro repasse do FPM de outubro é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para outubro. De janeiro até agora, o acumulado do FPM registra um crescimento de 7,74% em termos nominais, ou seja, sem a inflação. 

Perillo solto O desembargador Olindo Menezes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), determinou a soltura, nesta quinta-feira, do ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB). Segundo Menezes, “não há, pelos fundamentos da decisão, a demonstração da necessidade da sua prisão cautelar”. O tucano passou apenas uma noite preso na sede da PF.

Vapt Vupt

A advogada Luciana Temer, filha do presidente Michel Temer (MDB), declarou apoio a Fernando Haddad (PT) no 2º turno.         
Luciana Temer foi secretária municipal de Assistência Social na gestão de Haddad na Prefeitura de São Paulo.       
O presidente Michel Temer, aliás, participa hoje à tarde, no Rio, de celebração da padroeira Nossa Sra. Aparecida.           
O evento religioso está marcado para as 18h30 na capela localizada aos pés do monumento do Cristo Redentor.