COLUNAS

min de leitura - #

Mais partidos políticos

Editoria de Política

| Edição de 17 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Acaba de ser apresentado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o primeiro pedido do ano de registro de partido político pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe). A solicitação é para a criação do partido Igualdade (IDE). Caso tenha seu registro aprovado, o IDE se tornará a 36ª agremiação partidária do País. Além do IDE, tramita no TSE o pedido de registro do partido Muda Brasil (MB). As orientações para obtenção do registro do estatuto partidário estão previstas na Resolução TSE nº 23.465/2015 e na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), com as alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165). O primeiro passo para que uma legenda obtenha registro é dirigir o requerimento ao cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital Federal. O pedido deve ser subscrito pelos seus fundadores, em número nunca inferior a 101, com domicílio eleitoral em, no mínimo, 1/3 dos estados.

Concordata Ao comentar o ajuste fiscal feito pelo seu governo já prevendo agravamento da crise econômica, o governador Beto Richa (PSDB) diz que o Paraná se preparou para o futuro. Hoje, avalia, principais estados como Rio, Minas e Rio Grande do Sul decretam calamidade financeira. Se fossem empresas, isso seria concordata.

Presídios I Em face das recentes rebeliões ocorridas em presídios do Norte do País, Beto Richa afirmou que o Estado tem realizado esforços para melhorar a situação carcerária no Paraná. “Quando assumi, tínhamos a pior situação prisional do Brasil, com 16 mil presos em situação irregular. Já tiramos 9 mil dessa situação”, diz. 

Presídios II Richa garante que não há superlotação nas penitenciárias do Paraná, mas que há problemas nas carceragens e cadeias. “Estamos com 23 presídios em reforma, ampliação ou construção. Com isso, acreditamos que resolveremos a situação dos 7 mil presos que ainda estão em situação irregular”, destacou.

Sardinha no prato O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, disse ontem que, quando estava na Cohapar, dizia que Beto Richa era o governador da habitação. Hoje prefere dizer que ele é o governador do saneamento. “Como estou na Sanepar, tenho que puxar sardinha para o meu prato”, disse, ao anunciar investimentos em Apucarana.

Ao lado Durante todo tempo que Beto Richa esteve em Apucarana, ontem, o prefeito de Califórnia, Paulinho Moisés (PP), fez questão de estar ao lado do governador e do prefeito Beto Preto. Paulinho também acompanhou atentamente as explicações do presidente da Rodonorte, José Alberto Moita, sobre as obras de duplicação da BR-376
Sem dormir Na visita de Richa a Arapongas, o prefeito Sérgio Onofre (PSC) usou a rivalidade da cidade com Apucarana para alfinetar o ex-prefeito Beffa. “O Beto Preto ‘nadou de braçada’ nos últimos quatro anos aqui na região, obtendo muitos recursos. Mas agora está preocupado porque em Arapongas assumiu um cara que não dorme”.

Padres Onofre fez um paralelo entre as duas cidades, lembrando a origem dos prefeitos anteriores. “Engraçado que, assim como o Beto Preto, eu também peguei a cidade das mãos de um padre. Lá, o Beto conseguiu tirar Apucarana do zero e levar desenvolvimento. Aqui, com muito trabalho, vamos fazer a mesma coisa”.

“Dois Betos” O deputado estadual Nelson Justus (DEM) enalteceu ontem o trabalho dos  “dois Betos”: o de Apucarana Beto Preto e o governador Beto Richa. Segundo ele, ambos se destacam por fazer bem aos cidadãos e sabem o que estão fazendo. Justus diz que gosta de vir sempre a Apucarana onde conquistou muitos amigos. 

Fofoca I O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD), negou ontem que tenha a intenção de deixar o governo. A saída dele foi aventada por aliados depois que um decreto baixado após as eleições de 2016 tirou autonomia da Pasta ao estabelecer que qualquer convênio ou repasse de recurso tem que passar pelo governador.

Fofoca II Ratinho Jr atribui as especulações sobre sua saída a “fofoca” em razão das articulações para as eleições de 2018. Ele é um dos pré-candidatos ao governo, assim como a vice-governadora Cida Borghetti (PP). “A gente interpreta isso mais como fofoca de bastidor político, em que já se discute eleição em 2018”, afirmou.

Vapt Vupt

A Irmã Geovana, diretora do Hospital da Providência, procurou Beto Richa ontem só para agradecer apoio.          
Alguns prefeitos aproveitaram a visita de Beto Richa, em Apucarana, para pedir ajuda a seus municípios.    
Logo no início de mandato, prefeitos da região estão com estradas rurais danificadas pelas chuvas.              
Não bastassem as chuvas, há municípios com problemas financeiros graves, sem máquinas e caminhões.