CIDADES

min de leitura - #

Mandaguari quer implantar Plano de Auxílio Mútuo

Da Redação

| Edição de 08 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Mandaguari Romualdo Batista recebeu nesta terça-feira representantes do Corpo de Bombeiros e empresários para a apresentação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Mandaguari, que será formado para atuar de forma conjunta em situações de grandes sinistros que podem ocorrer por causa de incêndios, alagamentos ou fortes vendavais.

O comandante da 2ª Regional do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Mocellin, explicou a importância de constituir o Plano no município. “Vamos unir e treinar as indústrias, empresas e pequenos comércios para formamos um grupo de ação com resposta imediata para acontecimentos de sinistros, salvando vidas e preservando a história da cidade. É notório o aumento de desastres naturais com o passar dos anos provocando grandes tragédias. Outro fato é a questão de Mandaguari sediar grandes empresas e indústrias que precisam ter um plano de contingência e saber trabalhar em conjunto se for necessário”, explicou o coronel.
Os trabalhos do Plano de Auxílio Mútuo serão coordenados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Municipal com a participação dos poderes Executivo e Legislativo, empresas, Polícia Militar, Samu, Policia Rodoviária Federal, Sanepar e Copel. Será formada uma comissão entre os membros que passarão por treinamentos e capacitação de brigadas.
Batistão colocou a Prefeitura à disposição e reforçou a necessidade de criação do Plano. “Com o PAM haverá maior integração entre todos e conseguiremos preparar uma sociedade organizada para o futuro da cidade. Vamos formar e capacitar um grande time para prevenir e cuidar de Mandaguari e uns dos outros. Vamos aprender a trabalhar nas dificuldades juntos e espero que os ensinamentos fiquem apenas na teoria”.
Serão realizadas reuniões mensais com os empresários com revezamento do local de encontro. A ideia é promover exercícios de emergência, simulados, palestras, entre outras ações.