CIDADES

min de leitura - #

Manifestantes fazem protesto na Praça Rui Barbosa

Aline Andrade

| Edição de 15 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dezenas de pessoas participaram de um ato público na tarde de ontem na Praça Rui Barbosa, em Apucarana. Professores, funcionários de escolas públicas e outras categorias como bancários e representantes de movimentos sociais também participaram do ato nacional, que repudiava principalmente  a Reforma da Previdência e os cortes de recursos na educação.

Imagem ilustrativa da imagem Manifestantes fazem protesto na Praça Rui Barbosa

Apesar do protesto, não foram registradas paralisações em Apucarana. Outras pautas também, como o pagamento da data base e a valorização das categorias profissionais também foram lembradas.
Munidos de faixas, os manifestantes se concentraram na região do Platô. Participaram do ato sindicalistas, professores e estudantes universitários. Ontem, as aulas foram suspensas nos campus de Apucarana da Unespar e da Universidade Tecnológico Federal do Paraná (UTFPR).  
O protesto pouco afetou as aulas na rede estadual. De acordo com informações do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, das 61 escolas atendidas nos 16 municípios atendidos pelo órgão, no período da manhã, 55 escolas (90%) funcionaram normalmente, com falta ocasional de alguns professores. Apenas o Colégio Hermínia Rolim Lupion, de Sabáudia, permaneceu fechado no período matutino. Outas 5 escolas funcionaram parcialmente. No período da tarde, 53 escolas funcionaram normalmente (87%), 08 escolas funcionaram parcialmente (13%).  (ALINE ANDRADE)