POLÍTICA

min de leitura - #

Manifesto contra novo pedágio

Da Redação

| Edição de 06 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Assembleia Legislativa do Paraná elaborou um manifesto em que pontua como salvaguardas das audiências públicas realizadas pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio. O documento, que até o final da sessão plenária desta segunda-feira foi assinado por 47 deputados, demonstração que uma sociedade paranaense é amplamente contrária à proposta da União para a concessão de rodovias. O manifesto do legislativo estadual foi protocolado ainda ontem na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A data marca o encerramento da Audiência Pública 01/2021, aberta pelo órgão federal para coletar críticas e sugestões ao modelo de concessão prevista para o Paraná.

É tempo de refletir 
O presidente da Câmara de Apucarana, Franciley Preto Godói Poim (PSD), aproveitou uma sessão de ontem para pedir aos companheiros de Legislativo e todas as pessoas que estavam acompanhando uma sessão pelo facebook para que façam uma boa reflexão sobre o momento que o País e o mundo estão passando com esta pandemia. Ele fez menção à Páscoa, que foi celebrada pelos católicos no último domingo, com uma ressurreição do Senhor Jesus Cristo. “Páscoa significa vida e este é o momento de todos nós refletirmos sobre a vida”, afirmou. Ele também disse acreditar que o governo vai distribuir com maior rapidez vacinas contra a Covid para todos os brasileiros.

Patrulha Rural da PM 
A Câmara Municipal de Apucarana aprovou ontem, em sessão ordinária, requerimento do vereador Luciano Molina (PL), que pede informações ao comando do 10º Batalhão da Polícia Militar (10ºBPM) de Apucarana sobre como está a atuação da Patrulha Rural Comunitária nenhum município. O pedido, conforme assinala, é tendo em vista os assaltos que ocorrendo em propriedades rurais de Apucarana e de outros municípios da região. Molina assinala que só não questionou o novo comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM) na sessão passada porque ele estava apenas se sofreu transição aos vereadores. Agora, através de ofício, ele poderá prestar as melhores informações a respeito.
Circulação restrita
Três em cada quatro brasileiros concordam que a circulação de pessoas em locais públicos deve ser restringida no momento atual da pandemia. É o que indica a pesquisa do Instituto DataSenado que avaliou a opinião das pessoas sobre as medidas impostas pelos estados e municípios para conter a disseminação do coronavírus. Para 78% dos ouvidos, a circulação de pessoas em locais públicos deve ser limitada. Entre esses, 51% acham que a restrição deve ocorrer o dia todo, ou bloqueio de chamado. Para outros 45%, a restrição deve ser menos rígida, durante apenas parte do dia. A consulta comum mil pessoas nos dias 18 e 19 de março com idade acima de 16 anos.

De volta ao Paraná
O presidente da República, Jair Bolsonaro, estará em Foz do Iguaçu nesta quarta-feira para entrega das obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional e para transmissão do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna , ao novo comandante da margem brasileira general João Francisco Ferreira. Ambas solenidades estão programadas para o período da tarde. Esta é a sexta visita que Jair Bolsonaro fará Foz do Iguaçu e a nona ao Paraná na condição de presidente da República. Nenhum outro presidente visitou tanto o Paraná como ele, que tem uma aproximação muito grande com o governador Ratinho Junior (PSD) e com a grande parte do eleitorado.