CIDADES

min de leitura - #

Maratona vai criar soluções para monitorar água

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma maratona tecnológica vai criar soluções para o monitoramento e qualidade da água em nascentes e lagos. O  Hackathon Apucarana Smart Meio Ambiente, realizado no formato online, será um concurso entre equipes e acontecerá neste final de semana. A iniciativa distribuirá R$ 10 mil em prêmios, que serão divididos entre as três equipes vencedoras.

O hackathon é uma promoção da Prefeitura de Apucarana em parceria com o Sebrae e Conecta Apucarana. As inscrições para o concurso ainda estão abertas e podem ser feitas até as 12 horas desta sexta-feira (26). 
De acordo com Gentil Pereira, secretário municipal de Meio Ambiente, as inscrições devem ser feitas em equipes de no mínimo 3 e no máximo 5 pessoas nos sites www.conectaapucarana.com.br e www.apucarana.pr.gov.br.
 “Será desenvolvida uma ferramenta que irá nos auxiliar no monitoramento da qualidade das nossas nascentes, bacias hidrográficas e dos nossos lagos. A Secretaria de Meio Ambiente já faz um acompanhamento com a coleta quinzenal de amostras e a ferramenta tecnológica que for desenvolvida vai agregar muito ao trabalho desenvolvido”, pontua Gentil Pereira. 
Conforme Tiago Ribeiro, coordenador do Conecta Apucarana, o hackathon é uma maratona que reúne programadores, desenvolvedores e inventores. “O objetivo é criar projetos e soluções que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos”, frisa Ribeiro.