CIDADES

min de leitura - #

Marginal vai ligar Vila Reis ao Jd. Curitiba

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana deu início nesta sexta-feira à construção de uma via marginal interligando o Distrito de Vila Reis ao Jardim Curitiba. A obra, que está sendo executada com maquinário e operários municipais, objetiva facilitar a locomoção dos moradores que hoje, tanto para acessar o distrito quanto a sede da cidade, precisam utilizar caminhos mais distantes.

O município já conta com uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, de autoria do deputado federal Diego Garcia (Podemos), que teve a intermediação do vereador Marcos de Vila Reis. Segundo o prefeito Junior da Femac, a emenda já está assegurada e agora aguarda-se os trâmites burocráticos. Ele explica que o recurso será utilizado para a ligação da Vila Reis até o Jardim Curitiba, e também deste bairro até a trincheira implantada junto ao quartel do 30º BIMec. 
Projetada com trânsito de duplo sentido, a nova via terá 9 metros de largura e 830 metros lineares, contando com obras de drenagem, pavimentação asfáltica e calçada. Para a abertura no novo acesso, a prefeitura realizou desapropriação da área necessária junto a duas propriedades rurais. “Em um primeiro momento, até que os projetos de engenharia visando a execução de drenagem e pavimentação asfáltica em área de 7,5 mil metros quadrados estejam prontos para serem licitados, a prefeitura vai empedrar o trecho para que a população já possa utilizar”, informa a engenheira civil Ângela Stoian Penharbel, superintendente de Aprovação de Projetos da Secretaria Municipal de Obras.
A movimentação das equipes de limpeza e abertura do leito da nova marginal foi vistoriada pelo prefeito. “Esta passagem é uma necessidade antiga que estamos conseguindo atender neste momento, mesmo que de forma provisória, facilitando o trânsito dos moradores do Jardim Curitiba até o Distrito de Vila Reis, onde têm acesso aos serviços públicos de saúde, educação, lazer, entre outros, além de fortalecer o comércio do distrito”, pontua o prefeito Júnior da Femac.
Segundo destaca o prefeito, com a duplicação da rodovia, a saída de Vila Reis com acesso à sede de Apucarana ficou mais distante. “Com essa obra, executada pela prefeitura, os moradores terão uma opção mais curta, podendo acessar o Jardim Curitiba e adentrar a rodovia já na trincheira do 30º BIMec”, detalha o prefeito.
O trabalho de limpeza do terreno e abertura da marginal vai se estender ao longo dos próximos dias. “Acreditamos que até a sexta-feira da semana que vem conseguimos entregar esta etapa da obra”, informa Mauro Toshio Kitano, diretor da Secretaria de Serviços Públicos. Segundo ele, além de operários municipais, o trabalho utiliza uma pá-carregadeira e uma motoniveladora.