POLÍTICA

min de leitura - #

Marilândia do Sul busca emprego e renda

Edison Costa

| Edição de 26 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PV), estabeleceu como uma das prioridades durante o transcorrer do seu mandato o desenvolvimento de uma política de geração de emprego e renda no município. Segundo ele, a população sente a falta de oportunidades de trabalho tanto na cidade como no campo.
Takeda observa que Marilândia do Sul é um município essencialmente agrícola, se destacando como um dos maiores produtores de legumes, hortaliças e de grãos do Paraná. Tem inclusive o maior Valor Bruto da Produção (VBP) entre os 26 municípios do Vale do Ivaí, calculado em R$ 343,1 milhões, conforme dados do ano/safra de 2015 levantados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Esses números são resultados da produção de hortigranjeiros como tomate, cenoura, couve-flor, repolho, beterraba, pimentão e frango de corte, e também de grãos como soja, milho e trigo, além de gado de corte.

Imagem ilustrativa da imagem Marilândia do Sul busca emprego e renda
Aquiles Takeda, prefeito de Marilândia do Sul


“Mas o que a gente percebe é que essa renda está concentrada nas mãos de poucos”, afirma o prefeito Takeda. Ele observa que o município possui grandes áreas de produção agrícola, porém essas áreas utilizam pouca mão de obra. E na cidade faltam empresas para dar emprego aos moradores.
Para amenizar esta situação, Takeda assinala que tem um plano elaborado de busca da industrialização e de atração de novas empresas. Um dos primeiros passos será o uso das instalações do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC) para utilização de pequenas empresas. O prefeito diz que já manteve contato com a União para cessão deste prédio ao Município.
O prédio do antigo IBC é constituído de 17 portas, de diferentes espaços, que podem ser ocupados por empresas, especialmente facções. “Queremos transformar o antigo IBC numa Incubadora do Emprego”, declara o prefeito.
Outra proposta é dotar de infraestrutura o Parque Industrial localizado às margens da BR-376, no bairro Leão do Norte. O parque tem uma área de 6 alqueires, onde podem ser instaladas indústrias de diferentes ramos de atividade.
Ao mesmo tempo, Takeda está mantendo contatos com o Sebrae-Pr e Senar-Pr no sentido de se fazer um diagnóstico do potencial econômico de Marilândia do Sul. O relatório poderá identificar que tipo de agroindústria pode ser instalado aproveitando a produtos agrícolas do município. “Quem sabe possa vir uma grande agroindústria para Marilândia do Sul ou também os produtores se organizem em cooperativa para instalação de uma empresa para aproveitamento dos seus próprios produtos”, comenta. Ele assinala, no entanto, que isso demanda muito estudo e planejamento.

Gestão define ações básicas
O prefeito Aquiles Takeda acrescenta que sua gestão também estabeleceu mais três pilares de atenção básica à população: saúde, segurança e educação.
Na saúde, sua intenção é implantar o HospSUS Fase 3, um hospital de pequeno porte para consultas médicas, internações e pequenos procedimentos, porém sem centro cirúrgico. Quando isso se fizer necessário, pacientes serão encaminhados aos hospitais conveniados. Além disso, deverá colocar em funcionamento o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Na área de segurança, está em negociações com a Polícia Militar para manter uma unidade da Rotam em Marilândia do Sul, atendendo também Rio Bom e Mauá da Serra. Também está conversando com o Conselho de Segurança (Conseg) a viabilidade de instalação de câmeras de monitoramento 24 horas em pontos estratégicos da cidade.
E na educação pretende reformar e ampliar o prédio da Escola Municipal Ângelo Müller Filho para melhor acomodar os alunos, além de dotar os professores com novos materiais pedagógicos. (E.C.)