CIDADES

min de leitura - #

Marinha interdita duas balsas na região

Ivan Maldonado

| Edição de 11 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), lacrou nos últimos dias três balsas na região. No rio Ivaí foram lacradas as balsas que faziam a travessia entre os municípios de Cândido de Abreu e Prudentópolis, e entre os municípios de Rio Branco do Ivaí e Ariranha do Ivaí. No Rio Corumbataí foi lacrada também a embarcação que liga os municípios de Barbosa Ferraz e Godoy Moreira.

Imagem ilustrativa da imagem Marinha interdita duas balsas na região


Segundo a Capitania Fluvial do Rio Paraná, órgão da Marinha que fiscaliza o setor, além das embarcações os respectivos rebocadores, “Maria Lourdes de Ribeiro” e “Corumbataí I”, também foram lacrados. Entre as irregularidades citadas em relação as balsas, o órgão listou, por exemplo, extintores de incêndio vencidos, discrepâncias nas luzes de navegação e na documentação de inscrição. Também foram verificadas fiação elétrica exposta, reservatório de combustível inadequado e falta de colete salva-vidas para o condutor da embarcação. Segundo o órgão, todos os itens apontados colocam em risco a vida das pessoas que fazem a travessia. A interdição foi feita nesta semana.
Para voltarem a operar, os proprietários das embarcações lacradas devem sanar as irregularidades constatadas junto à CFRP. 
O prefeito de Godoy Moreira, José Gonçalves (PSDB) diz que ainda não recebeu o relatório da Marinha do Brasil. “Na segunda-feira, com o relatório em mãos, saberei o real motivo da interdição. Mas, para ser bem sincero, esta balsa é muito antiga e não vamos fazer gambiarra e arriscar a vida das pessoas. Se for algo simples como já aconteceu em outra vez, com certeza faremos os acertos que forem determinados”, afirma. A prefeituras dos dois municípios são responsáveis pela embarcação. 

NOVA EMBARCAÇÃO
O prefeito relata que a balsa já funciona há mais de 20 anos e existe um pedido junto ao DER desde a gestão anterior para que uma nova embarcação seja comprada. “Esta semana mesmo, antes da interdição da Marinha, estive em Curitiba e toquei no assunto de novo, mas para este ano não tem como. Ficou de conversamos novamente em 2018”, argumenta José Gonçalves. 
Ainda segundo o prefeito apesar da balsa ser de extrema importância para os moradores dos dois municípios, as Prefeituras não têm recursos para comprar uma nova. “Temos servidores que se utilizam da balsa para vir trabalhar, tem agricultores de lá que tem lavoura aqui, outros daqui que tem lá, e precisam muito dessa balsa. Num momento como este, de extrema dificuldades financeiras, se realmente tivermos que trocar a balsa teremos que aguardar os recursos do Governo”, completa. 
A balsa que liga Godoy Moreira a Barbosa Ferraz encurta a distância entre os dois municípios em cerca de 50 km. Entre os municípios de Rio Branco do Ivaí e Ariranha do Ivaí, a balsa também encurta distâncias. Pela embarcação, a travessia é de apenas 36 quilômetros. Se o percurso for feito pela rodovia PR-466, o percurso aumenta para 175 quilômetros.