CIDADES

min de leitura - #

Massa de ar frio derruba temperaturas

Fernanda Neme

| Edição de 10 de agosto de 2018 | Atualizado em 09 de agosto de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os próximos dias serão de frio intenso na região. Após uma semana de chuva, que acabou com uma estiagem que já durava quase dois meses, o sol e o céu azul reapareceram ontem, mas vieram acompanhados das baixas temperaturas.
Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), uma massa de ar frio ingressou ontem no Estado, derrubando as temperaturas em todo Paraná. Há, inclusive, previsão de geada na maioria das regiões, com exceção apenas do Norte do Paraná. 
Vai gear forte, segundo o Simepar, nos municípios de Guarapuava, Pato Branco, Palmas e União da Vitória, nas regiões Central e Sudoeste. Em Palmas, a temperatura deve chegar -1ºC. 
Em Apucarana, Arapongas e nos demais municípios da região, os termômetros irão registrar mínimas de 7ºC hoje e máximas de 19ºC. Amanhã, mais frio ainda: a mínima prevista é de 4ºC e a máxima de 20ºC. O frio seguirá no domingo, com mínima de 8ºC e máxima de 20ºC. 
A meteorologista Ana Beatriz Porto afirma que esta não deve ser a última onda de frio do ano. “Não dá para afirmar isso. A tendência é de que novas massas de ar frio entrem no Estado”, assinala. O inverno prossegue até 22 de setembro. 

Imagem ilustrativa da imagem Massa de ar frio derruba temperaturas

 CHUVA

Depois de 53 dias de estiagem, agosto começou bastante chuvoso. Segundo o Simepar, entre o dia 2 de agosto e ontem, a estação meteorológica instalada em Apucarana apontou precipitação pluviométrica de 146 milímetros. É quase o dobro do registrado em maio e julho, quando choveu 73,8 milímetros na região. A estiagem chegou a gerar problemas no abastecimento de água em várias cidades do Vale do Ivaí, como Jandaia do Sul e Lunardelli. No entanto, a chuva da última semana, segundo o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, foi suficiente para normalizar a vazão dos mananciais que abastecem os municípios do Vale do Ivaí. Apesar disso, ele mantém a orientação para o consumo consciente de água na região.