CIDADES

min de leitura - #

MDS promova capacitação do Criança Feliz no Vale

Ivan Maldonado

| Edição de 17 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Representantes de 34 municípios participam do evento em Ivaiporã
O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) realiza em Ivaiporã, até a próxima sexta-feira (20), a capacitação de equipes do programa nacional Criança Feliz, de 34 municípios paranaenses. Durante a semana, as equipes participarão de atividades de planejamento e sensibilização e acompanham estudos de casos de como desenvolver as ações em suas regiões. Também participarão de palestras, dinâmicas de grupo e até mesmo visitas prática às famílias atendidas pelo programa em Ivaiporã. 

Imagem ilustrativa da imagem MDS promova capacitação do Criança Feliz no Vale


A capacitação visa reforçar a integração das áreas de saúde, educação e assistência social para a promoção do desenvolvimento integral infantil e foi aberta ontem na prefeitura de Ivaiporã. O Criança Feliz acompanha os filhos de beneficiários do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos de idade. As crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão acompanhadas até os 6 anos.
Em Ivaiporã, conforme explica à secretária municipal de assistência social, Gertrudes Bernardy, o programa é desenvolvido há um ano. “A gente entende que até os 3 anos é a fase principal do desenvolvimento das crianças. Quando são bem cuidadas neste período, as criaNças chegam à escola com melhores condições para aprender e têm mais chances de vencer”. 
Com a adesão ao programa do MDS, os municípios recebem R$ 75 por criança acompanhada. Em Ivaiporã foram selecionadas 120 crianças. “No nosso caso nós contratamos uma equipe de seis profissionais. As visitas domiciliares são semanais, onde os visitadores mostram aos pais a melhor maneira de estimular os filhos”, relata Gertrudes. 
Ilson Gagliano vice-prefeito de Ivaiporã, que na oportunidade representava o prefeito Miguel Amaral disse que o programa já mostra resultados positivos no município. “É um programa fantástico, onde se é trabalhado a prevenção. Ivaiporã hoje a mortalidade infantil, morte materno, é zero. Isso é reflexo de um acompanhamento que é dado pelo Criança Feliz”, completa.  (IVAN MALDONADO)