COLUNAS

min de leitura - #

Medalha para Beto Preto

Editoria de Política

| Edição de 12 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Beto Preto (PSD), ex-atleta de basquete da seleção de Apucarana, se emocionou ontem ao ser homenageado com medalha de honra ao mérito, outorgada pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado do Paraná (CREF-PR). No evento realizado no Centro da Juventude Alex Mazaron, o presidente do conselho, Antônio Eduardo Branco, justificou os feitos do prefeito de Apucarana em favor do esporte paranaense. Segundo ele, Apucarana ficou reconhecida como a “capital dos esportes”, por se dispor a sediar todas as principais competições do Estado. Branco enalteceu ainda o zelo do gestor público com as praças esportivas da cidade e pelo investimento permanente nas categorias de base.

Jogos Ao receber a medalha e uma placa de prata, o prefeito Beto Preto manifestou a sua alegria pelo reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos em favor dos esportes. “Nossa gestão trouxe para Apucarana os Jogos da Juventude; Jogos Universitários, Jogos Escolares, Jogos Abertos do Paraná e o Projeto Bom de Bola”, lembrou o prefeito.

Valorização Além de reformar e investir em melhorias em todas as praças esportivas, incluindo o “Lagoão”, Beto Preto ressaltou que a cidade está ganhando duas grandes praças esportivas: o Centro de Iniciação Esportiva, no Parque Japira; e o novo Centro Esportivo da Denhei Kanashiro, ao lado da APAE. “Sem dúvida o esporte foi valorizado em favor da nossa juventude”, assinalou.

Duas sessões A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira à tarde duas sessões consecutivas. A primeira é extraordinária, com início às 15h30, para votar vários projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo em regime de urgência. A segunda, que é ordinária, tem seu início previsto para as 16 horas, conforme vem ocorrendo desde o primeiro semestre.

À disposição As sessões extraordinárias da Câmara de Apucarana serão realizadas amanhã, terça e quarta-feira, sempre às 15h30, conforme convocação feita pelo presidente do Legislativo, Mauro Bertoli (DEM). Ele assinala que o prefeito Beto Preto (PSD) tem pressa na aprovação desses projetos de lei e os vereadores estão à disposição para atender ao pedido.

Debate no Paraná A Band Paraná já definiu com dirigentes dos partidos o modelo de funcionamento do primeiro debate na TV entre os candidatos ao governo do Estado, que tradicionalmente é realizado pela emissora. Será na próxima quinta-feira, das 22h até 0h30. Haverá transmissão simultânea na rádio BandNews FM, na TV Tarobá (interior do Estado) e nas redes sociais da Band.
Candidatos Dos dez candidatos, seis vão participar do debate: a governadora Cida Borghetti (PP); o deputado estadual Ratinho Junior (PSD); o deputado federal João Arruda (MDB); o ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT); o servidor público Professor Luiz Piva (PSOL); e o advogado e jornalista Ogier Buchi (PSL). O debate será mediado pelo jornalista Douglas Santucci.

Mais quatro Antes do primeiro turno, mais quatro debates com presidenciáveis estão previstos na TV aberta. O primeiro, feito pela Band, aconteceu na última quinta. O próximo será na quinta-feira (16), produzido pela RedeTV. Gazeta/Estadão no dia 9 de setembro. Folha de S.Paulo, UOL e SBT no dia 26 de setembro. O último será dia 4 de outubro, na TV Globo.

Em Aracaju A candidata apucaranense a deputada federal, Renata Borges Branco (PSB), está desde sexta-feira em Aracaju, capital de Sergipe, participando de um curso de formação política promovido pelo diretório nacional do PSB. Com ela também está a curitibana Gisele Alessanda, candidata a deputada estadual. Ambas são do grupo de transexuais.

Embargos à carne Na próxima terça, uma comitiva de deputados do Paraná irá a Brasília discutir no Ministério da Agricultura os embargos à exportação de carne de aves produzidas no estado para a União Europeia (UE). Desde de abril o assunto preocupa a cadeia produtiva e vem causando prejuízos ao setor com demissão nos frigoríficos e a perda de renda dos produtores. 

Acidente O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, gravou um vídeo relatando o acidente de helicóptero que sofreu sexta-feira e dizendo que ele e a esposa estão bem. A queda da aeronave aconteceu em uma fazenda em Domingos Martins. Ao pousar, a aeronave bateu na trave de um campo de futebol que fica na fazenda do governo e caiu.

Vapt Vupt

A marqueteira Mônica Moura voltou a afirmar ao juiz Sérgio Moro que negociou valores da campanha de 2014 direto com Dilma Rousseff.        
Mônica Moura prestou depoimento ao juiz Sérgio Moura na sexta-feira e relatou pagamentos de caixa 2 pela Odebrechet.
O reajuste de 16,38% aprovado para os ministros do STF pelos integrantes da própria Corte continua repercutindo.    
O ministro Luís Barroso diz que seu voto não foi pelo aumento, mas para permitir que a categoria reivindique no Congresso.