CIDADES

min de leitura - #

Média de atendimentos no Procon cai 35% na pandemia

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Apucarana) atendeu desde janeiro 1.224 reclamações – o levantamento foi fechado no ultimo dia 17, média de 144 registros por mês. Apesar de parecer um número alto, a média de atendimentos do órgão é 35% inferior ao registro do ano passado. 

Em 2019, foram 2.338 reclamações encaminhadas, em média 195 por mês. José Carlos Balan, coordenador regional do Procon de Apucarana relata que mesmo com a pandemia, o ranking dos campeões de reclamações se mantém com as questões envolvendo telefonia no topo, com 552 registros, que representam 45% do total. Em seguida vêm os agentes financeiros, com 245 registros, que representam 20% do total. Também foi apontado pelo órgão, em terceiro lugar,  as reclamações por compra de produtos em geral, com 78 situações. 
Em relação efeito “coronavírus”, o coordenador do Procon destaca que os problemas decorrentes das compras em ecommerce (comércio eletrônico) apresentaram pequena alta entre 2019 a 2020. “No ano passado foram 14 reclamações e neste já ocorreram 22 registros. A principal causa são as compras por impulso”, afirma
Ele destaca que o consumidor pode se prevenir de problemas. Para começar, é importante sempre identificar se a empresa é confiável, idônea, se tem CNPJ. “Também é fundamental consultar os sites de reclamação como Reclameaqui ou consumidor.gov.br, do Procon do Paraná”, pondera Balan. Outra dica é saber se a empresa tem histórico de reclamações no Procon e se estas reclamações foram resolvidas. 
Outro conselho do Procon ao consumidor que vale para oferta de serviços é antes de assinar qualquer contrato, buscar informações e ler as cláusulas contratuais. A orientação é sempre obter documentos que formalizem a intenção da venda, como pegar por escrito o preço da mercadoria.