COLUNAS

min de leitura - #

Menos papo, mais trabalho

Editoria de Política

| Edição de 11 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O comportamento do vereador Rodolfo Mota (PSD) nas redes sociais é, no mínimo, bastante questionável. Buscando angariar a simpatia do eleitor, ele se aproveita de obras, medidas e avanços que não são dele, falando coisas que não são verdadeiras. Em um vídeo publicado no perfil pessoal do vereador nesta semana, por exemplo, Mota se colocou à frente da nascente do Rio Pirapó para falar sobre as obras de revitalização do local, uma conquista do ex-prefeito Beto Preto (PSD) e do prefeito Junior da Femac (PDT), que o vereador não teve nenhuma participação. Enquanto Mota tenta associar sua imagem às benfeitorias de outros, o seu bairro de origem, o Adriano Correia, depende do trabalho de outras lideranças, como é o caso de Adan Lenharo, para receber melhorias. Seria melhor que o vereador falasse menos, procurasse aparecer menos, se autopromovesse menos e trabalhasse mais, que é o que esperam seus eleitores.

Mais Médicos Ao participar de evento ontem na 16ª Regional de Saúde, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, informou que o Estado acaba de Receber mais 456 médicos que vão trabalhar no Programa Mais Médicos. “Este é um compromisso do governador Ratinho Junior, de continuar apoiando esta iniciativa que leva a saúde básica para perto da população”, assinalou o secretário.

Radioterapia Ainda na tarde de ontem, o secretário Beto Preto, acompanhado do prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), visitou as obras do setor de radiologia do Centro de Oncologia do Hospital da Providência. A irmã Geovana Ramos, diretora do hospital, acompanhou a visita e falou sobre o atual estágio do projeto e previsão de funcionamento da radioterapia. Ela se manifestou bastante otimista com o andamento do projeto.

Emenda O secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, confirmou na noite de ontem que a emenda parlamentar de R$ 500 mil, destinada ao Hospital da Providência pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB) após solicitação do prefeito Junior da Femac e dele próprio, foi paga. A verba, que irá ajudar no custeio do hospital de Apucarana, é repassada a partir do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Na Justiça I A ex-contadora da Câmara de Apucarana, Luciane Bossa, entrou na Justiça com pedido de liminar para sua reintegração ao cargo que ocupava no quadro de pessoal do Legislativo. Em função de ter conseguido sua aposentadoria, o presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede), decidiu pela sua exoneração. Luciane fez o mesmo que o servidor Júlio Ravazzi Santos, que foi exonerado, mas voltou ao trabalho por decisão liminar.
Na Justiça II O pedido de liminar da ex-contadora Luciane Bossa está tramitando na 1ª Vara da Fazenda Pública de Apucarana. Até início da noite de ontem a Câmara de Apucarana não tinha conhecimento de qualquer decisão judicial. Caso seja concedida liminar, a procuradoria-geral do Legislativo deverá recorrer junto ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) seguindo os caminhos legais.

Julgamento Segundo o procurador-geral da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli, o TJ-PR já decidiu pela admissão do chamado Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) para julgamento desses casos de aposentadorias de servidores públicos. Esta situação, no entanto, ainda será analisada pelo desembargador Fernando Wolff Filho, relator do processo. Hoje, das cinco turmas do TJ-PR, três estariam contra a reintegração de servidores aposentados.

Luto em Marilândia Vítima de infarto, morreu na tarde de anteontem, no Hospital da Providência de Apucarana, o professor, líder rural e ex-secretário municipal de Agricultura de Marilândia do Sul no mandato do ex-prefeito Oswaldo Augusto Zardo (93/96), Gentil Telles de Proença, aos 65 anos. Seu corpo foi sepultado ontem à tarde no cemitério local. A família Proença é pioneira e tradicional em Marilândia do Sul.

Ou eu ou Aécio O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), defendeu novamente ontem a saída do deputado federal mineiro Aécio Neves do partido. É que o diretório mineiro ameaça retaliação contra tucanos paulistas favoráveis à expulsão de Aécio. O prefeito disse que, caso o diretório tucano de Belo Horizonte peça sua expulsão como represália, o PSDB nacional terá de decidir entre ele ou Aécio. “É um ou outro. É incompatível", afirmou.

Vapt Vupt

As eleições para prefeito, vice e vereador do ano que vem já começam a movimentar municípios do Vale.
Pré-candidatos a vereador estão se utilizando das redes sociais para se aparecerem de uma forma ou de outra.
Outros pré-candidatos à Câmara têm aproveitado as festas juninas e julinas para se misturarem ao povo.
Sem coligações de partidos na proporcional, postulantes a vereador terão que gastar muita sola de sapato.