COLUNAS

min de leitura - #

Meta alcançada

Editoria de Política

| Edição de 20 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) registrou anteontem a marca de 2.031.899 eleitores recadastrados biometricamente no Estado apenas este ano. Isso representa exatos 100,20% da meta de 2.027.933 eleitores revisados, prevista pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 2017, faltando ainda dois meses para o término do prazo de revisão, que vai até 15 de dezembro. Para o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do TRE-PR, “essa conquista é reflexo do valoroso trabalho dos juízes e servidores das zonas eleitorais envolvidas, aliado ao excepcional planejamento e suporte de diversos setores do Tribunal, e, principalmente, dos eleitores que atenderam ao nosso chamamento e, por fim, das prefeituras, câmaras municipais e imprensa que nos auxiliaram sobremaneira no trabalho de divulgação. Estamos todos de parabéns”, disse.

“Podemos” O produtor rural e sindicalista Mirynho Moisés assumiu o comando da comissão provisória do partido “Podemos”, em Apucarana. Sua tarefa é fortalecer a sigla visando as eleições do ano que vem. O partido tem como pré-candidato à presidência da República o senador paranaense Alvaro Dias, que deixou o ninho tucano e depois o PV.

Filiações Segundo Mirynho Moisés, o “Podemos” está aberto para novas filiações, sobretudo de pessoas com honradez, comprometidas com os interesses da sociedade apucaranense, do Estado e do País. A comissão provisória de Apucarana tem como vice-presidente o professor Olavo Pinheiro, ex-diretor administrativo da Câmara de Apucarana.

Calixto na disputa I O advogado Oduwaldo Calixto, de Arapongas, disse ontem que vai disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições do ano que vem. Atualmente, ele está filiado no PDT e pretende concorrer no pleito junto com o grupo do senador Alvaro Dias (Podemos), que é pré-candidato à Presidência da República em 2018. 

Calixto na disputa II Segundo Oduwaldo Calixto, que apoiará o ex-senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná, já têm dois mandatos que Arapongas não elege deputado federal e estadual do próprio município. Ele assegura que, com 65 mil votos válidos dos 82 mil eleitores hoje cadastrados, é possível eleger pelo menos um deputado estadual. 

Parceria em Faxinal O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PMDB), o Galo, assinou termo de cooperação com o Fórum da Comarca local visando ceder ao órgão dois servidores para auxiliar nos trabalhos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Convênio foi firmado com a juíza Maria Ângela Carobrez, responsável pela Comarca.
Volta de Brasília O prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani (PMDB), retornou da viagem que fez a Brasília, nesta semana, com a expectativa de ser contemplado com um grande volume de recursos de emendas parlamentares em 2018. Ele diz ter feito uma verdadeira peregrinação pelos gabinetes de parlamentares e de ministros.

Reabertura do BB O prefeito de Rio Branco do Sul, Gerôncio Carneiro Rosa (PTB), aproveitou sua estada em Brasília, nesta semana, para um contato direto com a central do Banco do Brasil. Ele solicitou a reabertura urgente da agência de sua cidade, explodida no início deste ano por bandidos. Segundo ele, o município não pode ficar sem o banco.

Apoio de Kuroda O prefeito Gerôncio Rosa, de Rio Branco do Ivaí, esteve no Banco do Brasil, em Brasília, acompanhado do prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), que também tem interesse na reabertura da agência. Hoje os moradores de ambos os municípios precisam se deslocar até a agência do BB de Grandes Rios para operações bancárias.

Repasse do FPM I Prefeituras receberam ontem o segundo repasse de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), somando os dois repasses do mês há uma retração de 5,89% em relação a igual período do ano passado. Até final do mês a retração pode chegar a 7,53%.

Cautela A Confederação Nacional dos Municípios pede aos prefeitos muita cautela nos gastos nesta reta final do exercício de 2017. É que, além de as prefeituras terem que pagar o 13º salário do funcionalismo, também terão que quitar todas as pendências para fechamento do exercício com as contas em dia, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Vapt Vupt

Cartório Eleitoral de Jandaia do Sul fará plantão hoje, das 10 às 16 horas, para atender a revisão biométrica.         
O Cartório de Jandaia do Sul pede aos eleitores da Comarca para que apressem a troca dos títulos eleitorais.       
O prazo final para a revisão biométrica na Comarca de Jandaia do Sul termina no próximo dia 27.         
Municípios pequenos estão fazendo o que podem para não perder eleitores no pleito marcado para o ano que vem.