POLÍTICA

min de leitura - #

Ministro anuncia novos comandantes militares

DA REDAÇÃO

| Edição de 01 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, confirmou ontem os novos nomes dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. 

O novo comandante do Exército é o general Paulo Sérgio Nogueira. Ele era o quarto na lista de antiguidade, ou seja, na relação de oficiais com mais experiência no Exército.
O almirante de Esquadra Almir Garnier Santos irá comandar a Marinha. Ele vai substituir Ilques Barbosa.
O tenente-brigadeiro Baptista Júnior é o novo comandante da Aeronautica, no lugar de Antônio Carlos Moretti Bermudez.
Com as escolhas, o presidente Jair Bolsonaro buscou evitar uma escalada da crise instalada com os militares após a renúncia seguida de demissão dos três comandantes das Forças Armadas, em solidariedade à saída do agora ex-ministro da defesa, Fernando Azevedo. Bolsonaro nomeou militares com perfis complementares, respeitando critérios de antiguidade, artigo caro aos militares.
O ministro Braga Netto rechaçou qualquer tipo de ruptura constitucional por parte dos militares. Durante o anúncio dos novos comandantes, o general afirmou que as Forças Armadas irão cumprir as missões de defesa da pátria, da garantia dos poderes constitucionais e das liberdades democráticas.
“Os militares não faltaram no passado e não faltarão sempre que o País precisar. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira se mantêm fiéis às suas missões constitucionais de defender a pátria, garantir poderes constitucionais e as liberdades democráticas”, afirmou.
“Nesse dia histórico, o maior patrimônio de uma nação é a garantia de democracia”, completou Braga Neto, que saiu rapidamente sem falar com a imprensa.