POLÍTICA

min de leitura - #

Ministro recomenda veto à "pauta-bomba" do Congresso

Folhapress

| Edição de 12 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nos últimos dias deste mandato, o Congresso Nacional segue aprovando uma “pauta-bomba) que gera despesas extras para o novo governo não previstas no Orçamento da União de 2019. Na noite de terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que renova incentivos fiscais para Norte, Nordeste e Centro-oeste, com uma novidade: a previsão de concessão de novos benefícios, o que pode gerar um gasto extra de R$ 3,5 bilhões por ano aos cofres públicos.
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou ontem que, pela avaliação de sua equipe, a inclusão de novos benefícios fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois eles não estão previstos na proposta de Orçamento Geral da União para o próximo ano. Com isso, ele disse que deve recomendar ao presidente Michel Temer (MDB) que vete esta parte do projeto aprovado pelos deputados, que já havia passado pelo Senado e segue para sanção presidencial.
A equipe de Guardia tem defendido uma redução na concessão de incentivos e benefícios fiscais, que geram renúncia de receitas para União, como forma de reequilibrar as contas públicas. Em 2019, os incentivos e benefícios fiscais vão custar mais de R$ 300 bilhões aos cofres públicos. O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, segue a mesma linha e deve propor um corte de no mínimo 10% no ano que vem.
O projeto original do governo prorrogava até 2023 os atuais incentivos fiscais para a região da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) e Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). No Congresso, os parlamentares incluíram também a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e também a concessão de novos benefícios nas três regiões.
De acordo com Guardia, a concessão de benefícios não previstos no Orçamento teria de vir acompanhada da previsão de aumento de impostos para bancar a medida ou corte de outros incentivos, o que não foi feito no Congresso. Isto, na avaliação da equipe da Fazenda, desrespeita a LRF. Ele destacou que o governo não pode cortar despesas para bancar a proposta.