CIDADES

min de leitura - #

Missa da Padroeira marca despedida de Dom Celso

Fernanda Neme

| Edição de 10 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após oito anos, o bispo Dom Celso Antônio Marchiori encerra suas atividades na Diocese de Apucarana e segue para a Diocese de São José dos Pinhais no próximo dia 17 de fevereiro. 

Hoje, dia da padroeira de Apucarana, Nossa Senhora de Lourdes, ele celebra missa às 19h30, na Catedral. “Pensei que seria uma data favorável para encerrar minhas atividades em Apucarana. Nesta missa estarei presente e presidindo, assim como faço todos os anos que estive em Apucarana. Não terá nada de mais, por minha parte, irei celebrar essa santa missa e aproveitar para dar um tchau para a turma presente ou que estiver me ouvindo e assistindo pelas rádios, TV e internet”. 
Dom Celso diz que não gosta muito da palavra despedida e que prefere dizer que está encerrando as atividades pastorais na Diocese de Apucarana. 

Imagem ilustrativa da imagem Missa da Padroeira marca despedida de Dom Celso

Sobre a expectativa de começar em uma nova diocese, Dom Celso diz que repetirá o que fez por Apucarana. “Quero ver a realidade, dialogar com o povo, escutar o espírito santo através da oração, planejar com tenacidade, seguir o plano pastoral, aperfeiçoar o que já deu certo, ser prudente no que for necessário mudar, julgar com misericórdia, acolher com alegria a todos, rezar muito, usar sempre humildade, abandonar-me nas mãos de Deus”. 

Questionado sobre o seu futuro substituto, o bispo ainda não tem a informação de quem será o novo bispo da Diocese de Apucarana. “É difícil dizer algo agora, mas certamente a nunciatura e núncio apostólico no Brasil, dom GiovanniD'Aniello já está se ocupando em encontrar o próximo bispo para Apucarana. Vamos Deixar na mão de Deus. Peço para que todos rezem e vou rezar também para que venha um bispo que possa dar uma boa direção à cidade”. 
Ele deixa uma mensagem de agradecimento a Apucarana. “Um grande obrigado a todos! Só tenho que agradecer, e muito. Meu sentimento é de gratidão no meu coração. Não fiz nada sozinho nesses oito anos”, completa.