COLUNAS

min de leitura - #

Momento de ajuste

Da Redação

| Edição de 03 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao se despedir do encontro de Foz do Iguaçu, no final na tarde de sexta-feira, o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni cobrou austeridade dos prefeitos que assumem os mandatos em 2017. Segundo ele, o início da gestão é o melhor momento para fazer os ajustes necessários na máquina pública, principalmente neste período de crise e de falta de recursos. “A lua de mel termina dia 1º de janeiro”, alertou. O secretário afirmou que o recado da sociedade é que não quer gestor incompetente e que não é possível se iludir de que está tudo uma maravilha. “O povo não quer mais governante ‘frouxo’. Quer comandante determinado, que possa dizer ‘não’ com a mesma tranquilidade com que diz sim”, afirmou. “Tem que trabalhar com uma estrutura competente, dinâmica e enxuta”.

Sucesso 

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), considerou um sucesso o encontro de prefeitos eleitos do Estado realizado em Foz do Iguaçu. Segundo ele, não é fácil reunir tantos gestores num só espaço para discutir administração pública.

De plantão 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador José Airton Deco (PR), se mantém de plantão no Legislativo para convocação de mais sessões extraordinárias para esta semana. É que o Executivo vai encaminhar mais um pacote de projetos em regime de urgência.

Protesto 

A praça da Catedral de Apucarana será palco mais uma vez, hoje à tarde, de manifestações de protestos. Se antes os movimentos pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), agora a revolta é contra os deputados federais que estrangularam o Pacote Anticorrupção.

Manifestantes 

O protesto de hoje em Apucarana começa às 15 horas por iniciativa do grupo Cristãos do Brasil com apoio de entidades como Acia, Sivana e Câmara da Mulher Empreendedora. O membro do grupo Cristãos pelo Brasil, André Romagnoli, espera praça lotada, se não chover.

Abuso I 

O projeto sobre abuso de autoridade, já aprovado pela Câmara dos Deputados, começa a ser votado pelo Senado na próxima terça-feira. O relator é o senador paranaense Roberto Requião (PMDB), que disse estar analisando emendas e sugestões apresentadas pelos parlamentares.

Abuso II 

Uma das propostas para o projeto que trata de abuso de autoridade é o texto alternativo apresentado por um grupo de senadores com alterações feitas inclusive pelo juiz federal Sérgio Moro. O texto evita que juízes e promotores sejam penalizados por decisões em julgamentos de processos.

Abuso III 

Já o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) distribuiu nota à imprensa esclarecendo que o texto aprovado pela Câmara não atinge a Lava Jato. Segundo ele, o novo texto apenas sistematizou o que já é conteúdo da Legislação em vigor. “Nenhuma proibição foi prevista”, garante.

Reitor em Jandaia 

O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), recebe amanhã o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho. Às 10h30, serão entregues ao reitor as chaves da Casa da Cultura, que está sendo cedida em comodato pela Prefeitura à UFPR.

Campus 

Após a entrega das chaves da Casa da Cultura ao reitor Zaki Akel será feito o lançamento da pedra fundamental de construção do campus da UFPR em Jandaia do Sul. Ambos os eventos serão acompanhados pelo deputado federal Alex Canziani (PTB).

Apoios 

O prefeito eleito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PMDB), diz ter apoios de vários parlamentares. Ele cita o senador Roberto Requião (PMDB), deputado federal Sérgio Souza (PMDB), deputados Francischini (federal e estadual), e estaduais Ademar Traiano (PSDB) e Alexandre Cury (PSB).