COLUNAS

min de leitura - #

Moro no STF, não

Editoria de Política

| Edição de 20 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois da morte inesperada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, o Instituto Paraná Pesquisa fez uma consulta pela internet sobre se o povo brasileiro indicaria o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato, como substituto do ministro no STF. A pesquisa apontou que 65% dos brasileiros são contra a indicação de Moro para a vaga aberta na Corte. Os favoráveis a que o juiz federal assuma a cadeira no STF correspondem a 31% dos entrevistados. Outros 4% não opinaram sobre o assunto. A pesquisa foi feita com 2.800 internautas. Os dados foram coletados entre os dias 19 e 20 (quinta e ontem). O instituto também quis saber dos internautas quais seriam as causas do acidente aéreo que matou o ministro e outras quatro pessoas. Para 83% dos entrevistados, a queda do avião teria sido causada por ação criminosa. Outros 16% acreditam que houve uma fatalidade, enquanto 1% não opinou.

Dois colégios I O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), esteve em evento no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana ontem. Ele pediu ao superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Victor Hugo Dantas, a construção de dois colégios estaduais.

Dois colégios II “Precisamos de mais dois colégios em Arapongas. Nossa cidade demanda mais vagas para melhorar a educação. Com mais duas, o número de escolas estaduais e municipais se equipara”, afirma Onofre. Victor Dantas esteve em Apucarana para anunciar reformas de escolas, em Arapongas e Marumbi.

Agradecimento O prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani (PMDB), também esteve no NRE de Apucarana. Ele agradeceu o superintendente da SEED pelas verbas destinadas ao colégio do município. Ele também destacou o comprometimento e a atenção que o governador Beto Richa (PSDB) destina aos municípios.

Folga curta O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, pegou três dias de folga neste início de semana, porém ainda ontem retomou as atividades à frente da administração municipal. Segundo ele, quem está no comando de um município não tem tempo para descansar. Ele diz que sua preocupação maior é fazer o Município andar “e andar bem”.

Problemas Assim como ocorre em vários municípios do Vale do Ivaí, o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola (PTB), reclama de problemas herdados de seu antecessor padre Hilário Vanjura (PSDB). Um dos maiores problemas está no parque rodoviário onde, segundo ele, há veículos e máquinas sem condições de uso e precisam de consertos gerais.
Pelas famílias O novo prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), diz que uma das suas prioridades é dar atenção especial às famílias carentes, segmento com quem ele já teve oportunidade de trabalhar quando foi presidente da Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família (APMIF) da cidade.

Projetos Nesta semana, o prefeito Emerson Toledo e sua esposa Vanessa Marques, que assumiu a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, já estiveram em Curitiba tentando viabilizar projetos junto ao Provopar Estadual, onde foram recebidos pela diretora Silvana Maia.

IPTU salvador Em função da queda de repasses de recursos federais que deve ocorrer neste ano, prefeitos terão que buscar alternativas caseiras para melhorar a arrecadação do município. E uma delas é corrigir os valores do IPTU, imposto que na maioria das cidades do Vale estaria defasado.

Vereador preso I O Tribunal de Contas intimou ontem as 399 Câmaras Municipais do Paraná sobre liminar expedida pelo presidente, conselheiro Durval Amaral, que proíbe o pagamento de subsídios a vereadores que se encontrem presos. Em caso de descumprimento, gestor terá que devolver o dinheiro e pagar multa.

Vereador preso II Segundo o TCE-PR, a multa para o presidente da Câmara que descumprir a lei é de 10 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UF-PR) para cada ato administrativo. A UF-PR hoje vale R$ 94,97, o equivaleria uma multa de R$ 2.849,10. Em Foz do Iguaçu, cinco vereadores se encontram detidos. 

Vapt Vupt

Prefeituras que deram férias coletivas aos servidores no final do ano retornam os trabalhos segunda-feira.
Em alguns municípios, no entanto, prefeitos vão adotar o meio expediente até 31 de janeiro.
No caso das câmaras de vereadores, na maioria dos municípios o recesso acaba no final deste mês.
A Câmara de Vereadores de Apucarana ainda poderá realizar sessão extraordinária no recesso.