CIDADES

min de leitura - #

Morre médico criador do ‘Caminhar com Saúde’

Da Redação

| Edição de 16 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Morreu na madrugada de ontem, no Hospital do Coração em Londrina, o médico ivaiporãense Pedro Salviano Filho, 73 anos. Ele estava internado desde sábado (12), em decorrência de um infarto. 
Formado em medicina em 1971, ele fixou residência em Ivaiporã em 1974. Foi diretor clínico do Hospital Municipal de Ivaiporã de 1974 a 2004. Fez pós-graduação em Saúde da Família e participava também do Programa Saúde da Família (PSF), atuando também como diretor da Evidência Clínica.
Em 2004, o médico foi um dos idealizadores do programa municipal “Caminhar com Saúde”, que tem a finalidade de amenizar os efeitos causados pelo envelhecimento biológico proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos
Em 2013, ele foi homenageado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, quando recebeu medalha e diploma de membro Emérito Titular.
A morte foi bastante lamentada na área médica. “Sempre muito comprometido e disciplinado tinha participação ativa na cooperativa com contribuições importantes”, afirma a médica Marly Hirata, ex-presidente da Unimed Apucarana.
Estudioso em aves, ele também era conhecido em todo o Brasil por editar o periódico Atualidades Ornitológicas.
Pedro Salviano era casado com a médica Leni Ronchi e deixa três filhos: Renata, Pedro Neto e Regina e quatro netos: Guilherme, Felipe, Helena e Olívia.