Cidades

Morre no Rio de Janeiro, bispo emérito Dom Luis Bernetti

| Edição de


Morreu no final da tarde de ontem, aos 83 anos, na cidade do Rio de Janeiro, onde vivia nos últimos anos, Dom Frei Luis Bernetti, bispo emérito de Apucarana. A morte foi confirmada na noite de ontem em nota oficial da Diocese.
Uma missa de corpo presente deve ser realizada na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. De Apucarana, o corpo segue para Ampére, cidade onde o religioso também atuou e onde será sepultado. Pertencente a congregação da Ordem dos Agostinianos Descalços do Rio de Janeiro, Dom Luis estava com a saúde frágil há vários anos. 
O pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, monsenhor Roberto Carrara, comenta que a diocese aguarda orientações da congregação do religioso para preparar a missa solene. “Por enquanto não temos previsão do translado ou do horário da missa, assim que tivermos vamos orientar a todos”, disse.
Dom Luis foi o terceiro bispo da diocese. Ele foi ordenado em 2005 e deixou o bispado em 2009, já com a saúde fragilizada e os primeiros sinais do Mal de Alzheimer.  Dom Luis foi sucedido pelo bispo atual, Dom Celso Marchiori. 
Natural de Torchiaro de Ponzano di Fermo, na Italia, Dom Luis foi ordenado presbítero em 1950, na Itália. No Paraná, atuou em várias paróquias no Rio de Janeiro e no Paraná. Dom Luis esteve em Apucarana pela última vez em fevereiro deste ano, participando da missa em comemoração à Nossa Senhora de Lourdes.
Ao saber da morte do bispo, o prefeito Beto Preto manifestou profundo pesar pela perda do religioso. “Estamos decretando luto oficial no Município por três dias, em respeito ao bispo emérito Dom Frei Luis Bernetti, pessoa muito querida e respeitada em Apucarana e que mesmo com sua idade avançada, até pouco tempo ainda celebrava missas na Catedral Nossa Senhora de Lourdes”, comentou o prefeito.